quarta-feira, 21 de setembro de 2016

TIGRES DE BENGALA - PERDIDOS NO BAÚ DA HISTÓRIA (PARTE 12)






































A vinte e três anos atrás eu, um adolescente curioso e fã de rock, estava assistindo ao programa do Jô Soares, ainda no SBT, quando foi anunciado a atração musical da noite: a banda Tigres de Bengala, creio eu, que sejam um dos poucos e únicos super grupos de rock brasileiro, formado por já maduros músicos do cenário nacional. A música que tocaram no programa foi “Elefante Branco”, com uma letra reflexiva sobre enfrentar os medos da maturidade. A letra é atemporal e hoje sempre que a ouço mais me identifico, estou beirando os 40 e ela cai como uma luva sempre quando me pego refletindo, sobre minha idade e a realidade em minha volta. Eu a canto e a toco quase toda vez que vou tirar um som ao violão. 

O álbum todo é uma pérola, muito bem produzido e com ótimas composições, com influência de rock clássico mas, soando muito pop. Merecia estar aqui nessa série e principalmente uma boa reedição em disco.


















Tigres de Bengala foi um projeto que envolveu Ritchie, Cláudio Zoli, Vinícius Cantuária, Mú (do grupo A Cor do Som), Eduardo Magalhães (o "Dadi", também do A Cor do Som e dos Novos Baianos) e Billy Forghieri (da banda Blitz). A despeito da formação com grandes nomes da música, a banda teve vida curta, lançando apenas um CD. Seus maiores sucessos foram "Agora ou Jamais" e "Elefante Branco". O álbum está fora de catalogo há tempos. 

O Tigres de Bengala, foi uma espécie de supergrupo que reuniu Ritchie, Cláudio Zoli, Vinícius Cantuária, Dadi, Mú (A Cor do Som) e Billi Forghieri. Eram todos músicos consagrados, mas que estavam à margem da cena musical brasileira naquele período. Fizeram um relativo sucesso com duas boas canções pop na época, mas que definitivamente não vingou sequer um segundo álbum.

Embora tenham tido uma carreira meteórica e hoje mal sejam lembrados, mesmo por quem os conhecia à época, emplacaram dois hits: “Elefante Branco” e “Agora ou Jamais”.

O seu primeiro sucesso foi “Elefante Branco”, lançado no início de 1993. No segundo semestre de 1993 o seu segundo sucesso, “Agora ou jamais”, foi incluída na trilha nacional da novela das 19 horas da Rede Globo “Olho no olho”, tornando-se um grande hit radiofônico.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre

Discografia

Tigres de Bengala - Tigres de Bengala (1993)
























Faixas

1. Elefante Branco
2. Agora ou Jamais
3. Não Desista
4. Só Eu e Mais Ninguém
5. Miragens
6. Maria Alice
7. Nessa Espera
8. Estrela do Mar
9. Arrastão (Ao Teu Lado)
10. Melhor Parar
11. Faixa Bonus - Dani

Ficha Técnica do disco

Vinícius Cantuária - Voz, Violões, Percussão
Claudio Zoli - Voz, Guitarras, Violão
Ritchie - Voz, Computer, Flauta
Dadi - Voz, Baixos, Guitarras, Violões
Mu - Teclados, Vocal
Billi Forghieri - Teclados, Computer
Marcelo Costa - Bateria, Percussão
Milton Guedes - Sax, Gaita
Mingo - Percussão
Mayrton Bahia - Produtor
Tigres de Bengala - Arranjos
Eduardo Costa, Geraldo Tavares - Técnicos de Gravação
Jorge "Gordo" Guimarães, Marcos Saboia - Técnicos de Mixagem
Mauricio Valladares - Fotos
Ricardo Leite, Karyn Mathuiy - Projeto Gráfico





Nenhum comentário:

Postar um comentário