sexta-feira, 30 de setembro de 2016

LANÇAMENTOS DO ANO 2 - O ROCK INDEPENDENTE BRASILEIRO (PARTE 23) - THE BAGGIOS - BRUTOWN





Vou indicar aqui mais um lançamento de mais uma banda que acompanho já algum tempo. Já os indiquei nesta série sobre rock independente, e após ouvir seu mais novo trabalho, ficou notória a evolução, que essa galera do underground vem alcançando no cenário nacional. 

The Baggios - Brutown (2016)




















Em “Brutown”, seu terceiro álbum de estúdio, o The Baggios traz como conceito uma cidade que beira o caos e aborda temas que dialogam com o cotidiano do Brasil e do mundo. Com referências de sua cidade natal, o clima denso do disco é anunciado por “Estigma” “Brutown”, que falam sobre violência e tempos sombrios, já em “Sangue e Lama” a banda retrata a tragédia de Mariana (Minas Gerais) e o massacre no Bataclan, em Paris. Produzido por Felipe Rodarte e pela própria banda no lendário Estúdio Toca do Bandido (RJ), é notável uma sonoridade ainda mais madura, novas experimentações e elementos. Com a necessidade de seguir novas direções e ampliar as possibilidades nos arranjos, saindo da zona de conforto da “guitarra/bateria”, a banda convidou o músico Rafael Ramos (teclas e baixo) para somar nas gravações do disco, dando mais peso e novas texturas.
















O The Baggios também convidou artistas que são influências para eles de alguma maneira; Jorge Du Peixe (Nação Zumbi), canta em “Saruê”, Fernando Catatau (Cidadão Instigado), toca guitarra em “Soledad”, Emmily Barreto (Far From Alaska), empresta sua voz para “Estigma”, Gabriel Thomaz e Erika Martins (Autoramas) fazem backing vocal em “Desapracatado”. Além deles, Felipe Ventura (Baleia) toca violino e fez arranjo de cordas em “Soledad” e “Miquim”. (Texto site oficial)

Fonte: http://www.thebaggios.com.br/













Vou falar agora sobre faixa a faixa de "Brutown", tentando com clareza dizer minhas impressões sobre o álbum.  Começando com "Estigma", um forte riff inicial com um groove soul de metais, pesado e empolgante, a letra pessimista retratando os nossos tempos atuais, direto e reto sem rodeios, com Julio Andrade (guitarra e voz) dividindo os vocais com Emmily Barreto do Far From Alaska; foi interessante ouvir  Emmily cantando em português, mas confesso que senti a falta de seus drives característicos. Entra a segunda faixa que dá o título ao álbum, "Brutown", o órgão em especial traz todo um clima do rock setentista de bandas como o Deep Purple e Uriah Heep, ótimos riffs e solos de guitarra, letra reflexiva e refrão estilo grito de ordem, deixando claro "Luta ou Caos", o que devemos escolher?.  A terceira "Desapracatado" com Gabriel Thomaz e Erika Martins do Autoramas fazendo os backing vocals, voltam aos anos 60, influências da Surf Music, como se os Beach Boys apertassem os pedais de distorção de suas guitarras, letra irônica que nos remete os The Baggios do inicio de carreira. A quarta "Sangue e Lama" é um blues rock sessentista pesado, uma balada triste retratando a tragédia de Mariana (Minas Gerais) e o massacre no Bataclan, em Paris. Na quinta faixa, "Alex San Drino", me lembrou o Mod da banda paulistana Ira!, são bem claras as influências dos anos 60 e 70, uma tendência cada vez mais forte no cenário nacional, que é voltar ao passado, aos melhores tempos do rock. Entra a sexta faixa, "Saruê", o baixo marcante da introdução nos remete ao maracatu atômico da Manguebeat, e a participação de Jorge Du Peixe da Nação Zumbi só acentua a clara influência do estilo na música. "Miquin" a sétima, uma ótima balada roqueira, as cordas de Felipe Ventura (Baleia), fazem dueto com o slide da guitarra de Julio Andrade na introdução, os arranjos de cordas são muito bonitos de se ouvir, um ótimo solo um pouco psicodélico de guitarra no meio, e uma letra sobre o sofrimento que as dúvidas do amor e da vida nos impõem, uma solidão de um provavelmente amigo do autor. "Como um tiro de Bacamarte" oitava faixa, uma súplica de amor por um desafeto que se foi, o som lembra bastante os trabalhos anteriores do duo, guitarra e bateria numa levada mais Stoner rock. A nona faixa "Medo" volta com a levada hard setentista com órgão, misturado com o baião nordestino, a letra nos remete ao velho Raul Seixas não só no sotaque, só que bem mais pesado. A décima faixa "Vivo pra mim" é a mais swingada e bem funkeada, voltando com os metais da primeira, ótima para se dançar. "Padece ser" começa com violão, mais logo se eletrifica e mantem o groove pesado, já bem característico da banda. "Soledad" fecha o álbum, completamente diferente do restante, com a participação novamente de Felipe Ventura no piano e nos arranjos de cordas e sopros, letra triste e melodia melancólica, com os solos dobrados da guitarra de Fernando Catatau (Cidadão Instigado), fechando assim esse ótimo disco. Gostei bastante do que vi e ouvi, as músicas são curtas, pesadas e diretas, como um bom álbum de rock deve ser hoje em dia, mantendo a qualidade dos outros álbuns da banda, mas com uma leve sofisticação nos arranjos e na produção. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário