segunda-feira, 26 de setembro de 2016

O ROCK INDEPENDENTE BRASILEIRO (PARTE 22)










Vinil do Avesso






















A Vinil do Avesso é uma banda de rock, blues e funk que surge em 2010 em São Luís do Maranhão com a proposta de tocar músicas de suas principais paixões musicais - o rock dos anos 60 e 70 (como Jimmy Hendrix, Led Zeppelin, Bob Dylan e Beatles), e clássicos do blues e do funk.

Em 2012 a banda escreve e grava a música “Vida Real”, começando pouco a pouco, a se transformar em uma banda autoral. Ao longo deste novo caminho surgem “Astros de Fogo”, "O dia em que me deixou”, “Nada do que tenha vida” e todas as músicas que se transformam em 2014 no primeiro disco da banda, também intitulado “Vida Real”.

No álbum estão registradas as principais características da Vinil: o vocal rasgado de Cyro Lupion, a guitarra cheia de feeling de Moaci Junior, a bateria groovada de André Grolli, em composições que variam de funks dançantes, rocks diretos e blues melancólicos. O disco foi gravado pelos baixistas Tiago Durans, Samir Aranha e Marlon Silva, cada um adicionando sua pegada pessoal às músicas.


























A banda foi vencedora do festival Luneta Musical em 2012 e já tocou em palcos importantes de São Luís como a praça Nauro Machado (pelo projeto Aldeia Sesc Guajajaras de Arte) e o Teatro Arthur Azevedo (onde interpretou versões rock’n roll de Carcará e Coronel Antônio Bento de João do Vale no projeto Br-135), além de várias apresentações por bares da cidade.

Recentemente a Vinil vem tocando em várias cidades do país como Curitiba, Porto Alegre e interior de São Paulo aproveitando as etapas do festival nacional Fun Music, onde defenderão a música “Vida Real” na grande final em dezembro. Neste mesmo mês lançam seu disco na internet e o apresentam na íntegra no festival Br-135, atualmente o maior festival de música autoral do Maranhão.
Fonte: https://soundcloud.com/vinildoavesso

Discografia

Vinil do Avesso – Vida Real (2014)






























Monstro Amigo

























Inspirada nas bandas de rock progressivo dos anos 70 e nas trilhas sonoras de games antigos, misturando elementos do Jazz e do Funk, aliadas à uma brasilidade sutil, Monstro amigo soa como uma pedrada nos seus ouvidos, utilizando timbres ácidos e distorcidos de efeitos no baixo de Leonardo Jabba Jabba e nos teclados de Lukas Pessoa. Para fechar o time temos a bateria criativa e precisa de Danilo Frizza.

No ano de 2013 Danilo Frizza (bateria,) Leonardo Jabba Jabba (baixo, voz), e Lukas Pessoa (teclados), formavam, em São Paulo, um Power Trio intitulado como Monstro Amigo. Psicodelia, Jazz, Progressivo e, claro, Rock’n’Roll compõe a sonoridade da banda que é quase instrumental. A sonoridade dos caras é bem complexa, sim.
















“Monstro Amigo” também é o nome do primeiro lançamento dos caras, o álbum foi lançado digitalmente esse ano, ainda não saiu o físico, mas a banda promete que está vendo de produzir esse material o quanto antes pra poder atender a todos os fãs.

O rock verdadeiro que ouvimos em “Monstro Amigo” é fruto de uma gravação, um tanto quanto simples, sem a utilização de overdub (que pra quem não tá ligado é uma técnica de gravação que consiste em adicionar novos sons a uma gravação já anteriormente realizada).“Queríamos soar o mais fidedigno ao que conseguimos fazer ao vivo”, comenta o baterista Danilo Frizza.






















Durante o processo de composição e criação do disco de estreia da banda, muitas influências foram colocadas em campo, por exemplo, um swing por parte do tecladista com o Soul e o Funk, rolou também um lance de Punk/Metal/Crossover por parte do baterista e do baixista, mas o que guia a sonoridade da banda nesse primeiro registro é o Rock Progressivo.

Trocando uma ideia com os caras, eles falaram que estão com um vídeo clipe já gravado, tá faltando só a produção mesmo, na manga pra ser lançado. O próximo disco provavelmente não irá demorar também. Conversando sobre a banda, Danilo Frizza comentou comigo que“Vivemos no mundo do rock moderno, mas levamos a cara do rock antigo pra galera”, quem sabe o que foi o “Rock antigo” ao qual Danilo se refere, sabe que as apresentações ao vivo da banda prometem ser daquele que saímos comentando com os amigos por um bom tempo. (Texto: Pacóvios).
Fonte: http://armazemdorocknacional.blogspot.com.br/

Discografia

Monstro Amigo - Monstro Amigo (2016)
































Nenhum comentário:

Postar um comentário