terça-feira, 22 de dezembro de 2015

STAR WARS O DESPERTAR DA FORÇA (DICA DE CINEMA)














Como é bom aos 36 anos poder voltar a ser criança novamente, foi isso o que aconteceu comigo ontem, quando fui assistir com o meu irmão o filme 'Star Wars O Despertar da Força' no cinema. 

Rever os personagens, as naves, as criaturas, os sabres de luz e ouvir a trilha sonora criada por John Williams novamente não tem preço. Me emocionei, fiquei com nó na garganta em algumas cenas, lágrimas escorreram no meu rosto e também dei muita risada. O diretor J.J. Abrams conseguiu resgatar na tela a áurea da saga original da primeira trilogia de George Lucas, coisa que o próprio Lucas não conseguiu fazer nos episódios I, II e III. 






























O drama da família Skywalker que começou em 1977 com o título de 'Uma Nova Esperança' é renovada em o 'Despertar da Força' e uma nova jornada do herói é iniciada agora em 2015. Uma jornada de uma heroína chamada Rey, interpretada pela jovem atriz de 23 anos, Daisy Ridley, que foi a grande e a melhor surpresa deste filme. Essa space opera épica estadunidense, criada por George Lucas, que trouxe jovens e desconhecidos atores pelo grande público em 1977, que nos fez apaixonar por personagens tão icônicos como Darth Vader, Luke Skywalker, Yoda, Han Solo, Chewbacca, Princesa Leia, C-3PO, R2-D2 e etc, agora, mais uma vez e pelas mãos de  J.J. Abrams, novos e cativantes personagens que acredito eu se tornaram também ícones da cultura pop, fizeram um ótimo trabalho.













Este é o primeiro grande papel da atriz inglesa, Daisy Jazz Isobel Ridley, ela recebeu elogios da crítica pela sua atuação em o despertar da força e merecidamente, a personagem de Daisy: Rey em uma das cenas de ação onde, exclamei alto para o meu irmão: "Essa menina tem sangue nos olhos!" foi a melhor surpresa do filme. 


Após o filme eu disse para o meu irmão, que essa atriz teve muito mais carisma que o ator Mark Hamill teve, em sua estreia no cinema. O olhar de Rey é penetrante, ela consegue ir da meiguice frágil à guerreira forte e implacável, da inocência juvenil à austereza e ao mesmo tempo um ser sensível que se emociona, chora e até diverte, o único termo que consigo achar para definir a atuação da atriz é o 'Sensacional!'. 






















































Outra agradável surpresa foi a atuação do ator John Boyega que interpretou o Stormtrooper desertor, Finn. Ele foi o grande alívio cômico além é claro, de Harrison Ford com o seu Han Solo e seu inseparável companheiro Chewbacca, interpretado pelo mesmo ator Peter Mayhew, os robôs BB-8 e C-3PO que nos fizeram rir bastante.














O ator Oscar Isaac que fez o piloto Poe Dameron também é muito carismático e divertido, ver ele pilotando um X-Wing aliás, rever as batalhas das naves espaciais como a X-Wing, TIE Fighter e claro a incansável Millennium Falcon nos faz brilhar os olhos, realmente o diretor conseguiu fazer um filme de fã para fãs.




























Acredito que o maior desafio do diretor, tenha sido a tentativa de conseguir trazer um vilão tão icônico como Darth Vader para as telas novamente. Acho que isso será muito difícil alguém conseguir mas, a atuação de Adam Driver com o seu Kylo Ren foi muito bom, ele conseguiu transmitir a ideia de fiel seguidor, um crente que idolatra, venera a figura de Vader e claro o lado negro da força. 






























Outros novos e não menos importantes personagens do filme foram o General Hux, interpretado pelo ator Domhnall Gleeson, a Capitã Phasma interpretada pela grande atriz Gwendoline Christie (a guerreira Brienne de Tarth na série Game of Thrones), o mestre Snoke interpretado por Andy Serkis e claro o pequeno robô BB-8. 













Um dos grandes feitos de J.J. Abrams neste filme, foi trazer um robô tão carismático e divertido tanto quanto foram os C-3PO e R2-D2 da trilogia original, paras as telas. BB-8 por incrível que pareça é um robô expressivo, muito divertido e que fez as meninas e mulheres da sala de cinema suspirarem, me lembrou muito um outro pequeno robô de um outro filme o Wall-E da Pixar.
























Após tantos anos rever Han Solo, Chewbacca, Princesa Leia, C-3PO, R2-D2, Luke Skywalker e algumas criaturas conhecidas da série em algumas cenas, já vale o ingresso mas, o filme é muito bom, uma ótima estória, cheio de referências e homenagens é claro, o que importa é que J.J. Abrams fez jus à obra de George Lucas. 



































Assistir esse filme com o meu irmão mais novo, não sei o quanto eu o influenciei na nossa infância, devo ter tido alguma influência, foi a melhor coisa do dia. Espero sempre poder repetir essas experiências boas com os meus queridos irmãos.  











Sinopse

Décadas após a queda de Darth Vader e do Império, surge uma nova ameaça: a Primeira Ordem, uma organização sombria que busca minar o poder da República e que tem Kylo Ren (Adam Driver), o General Hux (Domhnall Gleeson) e o Líder Supremo Snoke (Andy Serkis) como principais expoentes. Eles conseguem capturar Poe Dameron (Oscar Isaac), um dos principais pilotos da Resistência, que antes de ser preso envia através do pequeno robô BB-8 o mapa de onde vive o mitológico Luke Skywalker (Mark Hamill). Ao fugir pelo deserto, BB-8 encontra a jovem Rey (Daisy Ridley), que vive sozinha catando destroços de naves antigas. Paralelamente, Poe recebe a ajuda de Finn (John Boyega), um stormtrooper que decide abandonar o posto repentinamente. Juntos, eles escapam do domínio da Primeira Ordem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário