terça-feira, 13 de maio de 2014

MÓDULO 1000 - PERDIDOS NO BAÚ DA HISTÓRIA (PARTE 6)

Num país sem memória como o Brasil, onde até obras essenciais de ídolos consagrados não foram reeditados em CD, não é de se estranhar que ainda estejam fora de catálogo muitos álbuns de artistas menos badalados. São discos raros, obscuros e/ou ignorados que, em seu tempo, sintonizaram a música nacional com o que estava rolando no exterior ou romperam com os padrões vigentes nas paradas. A seguir, algumas dessas jóias.
por Fernando Rosa

Disputado por gringos

A Rolling Stone, em sua edição nacional de número 4 (21 de janeiro de 1972) publicou um anúncio de página inteira com o disco. Está escrito: "Nosso som é o som do mundo para ser sacado e curtido - Módulo 1000", com a foto do quarteto e a capa do disco trazendo apenas o nome da banda e da obra, Não Fale Com Paredes. Uma estréia que prometia, mas que encontrou barreiras até dos setores mais roqueiros da mídia, inclusive da versão brasileira da famosa revista americana.

A razão da reação adversa de alguns é, ao mesmo tempo, o grande trunfo do álbum: o som progressivo, altamente técnico, que, ao contrário das críticas, não deixava de manter o pé no rock e na psicodelia. Em suas nove músicas, Não Fale Com Paredes é um exercício de criatividade instrumental que, atualmente, pode se nivelar aos melhores discos do gênero produzidos no exterior. Um aviso no LP reflete a preocupação do grupo com a qualidade da produção: "O tempo de duração de cada face do disco foi limitado a 16 minutos para proporcionar uma excelente reprodução sonora". Objetivo alcançado, pois ainda hoje causa surpresa aos novos ouvintes o resultado do álbum, gravado por jovens que tinham idade média de 20 anos e com as conhecidas (e precárias) condições técnicas nacionais da época.


Não Fale Com Paredes também é assíduo frequentador das want lists (procurados) de colecionadores internacionais de discos raros de psicodelia e de progressivo. Sua capa está no livro 2000 Record Collector Dream e uma de sua músicas - "Lem-Ed-Êcalg" (glacê de mel invertido) - integra a coletânea Love, Peace & Poetry - Latin American Psychedelic Music, ao lado do conterrâneo Som Imaginário.

Mesmo assim a sina de Não Fale Com Paredes parece ser permanecer no anonimato. Tanto que já é candidato a se transformar em disco perdido também na era digital. Remasterizado, com capa original de papel e encarte com as letras, ganhou versão em CD, sem que ninguém tenha dado conta. Originalmente gravado pela Tope Tape, a reedição caprichada, limitada e provavelmente esgotada é da Zaher Zein/ Projeto Luz Eterna.
Fonte: revista Show Bizz edição 182 - Ano 15 nº9 - Setembro de 2000, velhos recortes de meu arquivo pessoal e Google.


Recebi via Facebook uma atualização de dados sobre a banda por um dos fundadores do Módulo1000, Daniel Cardona o qual público aqui na íntegra:

Agradeço por nossa inclusão no seu blog. Para atualizar os dados lá postados, gostaria de dizer que o LP "Não Fale Com Paredes" foi relançado pela World in Sound (Alemanha) em 2010 nos formatos CD e LP. Em CD, foi lançado em "jewel case" e "digipack". Também, a Cherry Red Records (Inglaterra) relançou o LP com a capa que se vê acima, além do CD, que apresenta a mesma capa. O MÓDULO 1OOO se apresentou no Camping & Rock 2013, em Minas Gerais, quando lançou o "single" Bewitched / Maybe, no prestigioso festival Psicodália 2014, em Santa Catarina, no Bar do Tom, Rio de Janeiro, e no Aldeia Rock Festival, em Aldeia Velha, Rio de Janeiro, também. O novo CD/ LP "The Four Walls", com 12 músicas inéditas, deverá ser lançado no final deste ano. Portanto, a banda está ativa, e com shows praticamente agendados em São Paulo e aqui no Rio. Abraço.
Daniel Cardona Romani

Integrantes
Luiz Paulo Simas (Órgão, Piano e Vocal)
Eduardo Leal (Baixo)
Daniel Cardona Romani (Guitarra e Vocal)
Candinho (Bateria)



Um comentário:

  1. PARABÉNS MODULO 1000.
    SOU FAN DE VOCÊS DESDE O INÍCIO DA CARREIRA.
    QUERO SABER MAIS NOTICIAS DE VOCÊS E DOS PRÓXIMOS PASSOS.
    UM ABRAÇÃO E SUCESSO!!

    ResponderExcluir