quinta-feira, 1 de maio de 2014

LIVERPOOL - PERDIDOS NO BAÚ DA HISTÓRIA (PARTE 3)

Num país sem memória como o Brasil, onde até obras essenciais de ídolos consagrados não foram reeditados em CD, não é de se estranhar que ainda estejam fora de catálogo muitos álbuns de artistas menos badalados. São discos raros, obscuros e/ou ignorados que, em seu tempo, sintonizaram a música nacional com o que estava rolando no exterior ou romperam com os padrões vigentes nas paradas. A seguir, algumas dessas jóias.

por Fernando Rosa 

Tropicalismo com rock clássico





















Um modesto grupo nascido do mais tradicional rhythm'n'blues estilo Rolling Stones, que flertava com o tropicalismo "mutante", mas que tinha mais pinta daquelas bandas psicodélicas californianas, gravou um dos grandes e esquecidos discos dos anos 60, mais precisamente em 1969. Autor do feito: o quinteto gaúcho oriundo do bairro  operário do IAPI, na zona norte de Porto Alegre, que atende pelo nome de Liverpool - um dos tripés da origem do rock gaúcho, ao lado dos Brasas e dos Cleans.

Misturando influências do rock inglês e americano e da tropicália, Mimi Lessa (guitarra), Fughetti Luz (vocal), Marcos Lessa (guitarra-base), Edinho Espíndola (bateria) e Pekos (baixo) produziram uma obra que se aproximou da genialidade dos Mutantes. Abrindo com a faixa-título, Por Favor Sucesso reúne ótimas músicas, com instrumental acima da média e letras inteligentes e expressivas do cotidiano da juventude da época. Destacam-se as ultrapsicodélicas "Olhai Os Lírios Do Campo", "Impressões Digitais" e "Voando", todas com um impressionante trabalho de guitarra - com distorção no talo e harmonias rebuscadas. A quase bossa rock "Plantador", a tropicalista "Paz E Amor", o folk-rock "Tão Longe de Mim" e o boogie stoniano "Que Pena" mostram a diversidade das composições.

Com o fim do grupo, Lessa, Marcos, Edinho e Fughetti somaram-se a Renato Ladeira (ex-A Bolha) para formar o também lendário Bixo da Seda, que gravou um LP em 1976. Depois, os guitarristas e o baterista passaram a acompanhar artistas como As Frenéticas e Robertinho do Recife, e a desenvolver trabalhos individuais. Fughetti Luz retornou ao Sul, onde permanece na ativa - depois de compôr, produzir e tocar com bandas como Bandaliera, Guerrilheiros Anti Nucleares e Barata Oriental.

Passados 45 anos, a música de Por Favor Sucesso não soa datada, cobrando com suas elaboradas composições e refino instrumental o reconhecimento que faltou no seu devido tempo. Editado pelo selo Equipe, o álbum perdeu-se na burocracia das fusões e extinções da indústria fonográfica, em parte responsável pelo seu ineditismo em versão digital.
Um tempo atrás a gravadora Warner chegou a estudar a ideia de lançar um "dois em um" com o álbum mais o único LP do Bixo da Seda.
Fonte: revista Show Bizz edição 182 - Ano 15 nº9 - Setembro de 2000, velhos recortes de meu arquivo pessoal e Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário