quinta-feira, 14 de julho de 2016

PENNY DREADFUL (DICA DE SÉRIE)





















Uma fórmula boa, talvez até apelativa, para se obter sucesso com uma série, é você juntar as mais famosas criaturas de terror da literatura e do cinema, lado a lado um do outro, em uma mesma trama. Não que esse tipo de coisa já não tenha sido feita antes nas telonas, acontece que no caso da série Penny Dreadfull, a fórmula não só funciona perfeitamente bem, como também seduz, com um elenco cheio de talentos, interpretações magníficas, um tom gótico de uma Londres cinzenta e vitoriana.

Poético em certo nível, shakespeariana em outro, psicologicamente aterrorizante, onde vemos até em que ponto um ser humano pode ser comparado com os monstros que enfrentam e até aqueles criados por eles mesmos. A religião, os pecados capitais, o peculiar, o pitoresco, todos ali, representados num circo de horrores, por anti-heróis tão sedutores: o frio caçador, a sensitiva noiva da besta, o cientista louco e suas criaturas, bruxas, vampiros, o licantropo, o jovem de eterna beleza e imortal, capaz de seduzir homens e mulheres, demônios internos e externos, um museu de cera que reproduz cenas de crimes, vodu, sangue, amor, o sexo e a paixão. 












Penny Dreadful foi uma série de terror e fantasia exibida nos Estados Unidos pelo canal Showtime e no Brasil pela HBO. Foi criada por John Logan e produzida por ele e Sam Mendes. A série entrelaça as origens de vários personagens famosos da literatura de terror como o Dr. Victor Frankenstein (do romance Frankenstein, de Mary Shelley), Van Helsing e a figura do vampiro (personagens presentes em Drácula, de Bram Stoker) e Dorian Gray (da obra O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde), além de trazer também lendas urbanas (Jack o Estripador) e seres místicos (lobisomens e bruxas) que, juntos, espalham sua monstruosa alienação pela Londres vitoriana.

O título se refere aos Penny Dreadfuls, publicações de ficção e terror que eram vendidas na Inglaterra do século 19. Por serem histórias que custavam um centavo, tinham como apelido "centavos do terror".

A série estreou no dia 9 de Maio de 2014 no Showtime OnDemand, e logo depois, no dia 11 de Maio no canal Showtime. Passou a ser transmitida no Brasil no dia 13 de Junho de 2014 pelo canal pago HBO. Em Portugal, o seriado começou a ser exibido no dia 25 de Maio de 2014 pelo canal premium TVSéries.

A segunda temporada de Penny Dreadful estreou em 20 de Abril de 2015. Seu último episódio foi exibido em 31 de Junho de 2015. A terceira temporada estreou no dia 1 de Maio de 2016 nos Estados Unidos e dia 6 no Brasil. O último episódio foi ao ar em 19 de Junho de 2016.

Penny Dreadful foi finalizada em 2016, contando com três temporadas.   
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário