quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

SUB EXISTÊNCIA - REPRESENTANTES DO PUNK ROCK NA ZONA LESTE A 25 ANOS









Sub Existência é uma banda formada em 1986, na periferia da Zona Leste de São Paulo, formada por Walter Detrito voz e guitarra, Lããdu baixo e Marcelo Kaskadura bateria. lançaram em 2012 o CD Do Kaos à Utopia que marcam os 25 anos da banda. Walter Detrito líder e fundador da banda ressalta que, como a banda é a mais antiga em atividade na região, tem como compromisso representar a cultura e a cena underground de modo geral além do envolvimento com movimentos sociais.

Ouvi o CD e de cara me deparei com a introdução, com a vinheta que a Rede Globo de televisão utiliza para dar notícias de última hora, que todos conhecem, introduzindo a eletrizante primeira faixa "Alienação Extrema", um Punk Rock vigoroso. Senti ao longo do disco influência das bandas de Punk do final dos anos 70, a segunda faixa "Fogo Cruzado", que traz um questionamento sobre a própria existência, é rápida, tem o peso certo nas guitarras e me deu vontade de ouvir meus próprios vinis dos Inocentes, Cólera e Restos de Nada, expoentes mais conhecidas dos anos 80. "Mundo de Ilusão" a terceira faixa poem a mesa a discussão política, de promessas não cumpridas e das dificuldades que isto nos impõem. "Vida de Garagem", pode ser considerada um hino para bandas Underground, a letra renega a indústria e exalta a liberdade que só a garagem pode dar à uma banda. A faixa "Ódio na direção certa" tem um ótimo riff de guitarra na introdução, é rápida e certeira, a letra defende o ódio como ferramenta para se ir para frente e enfrentar a realidade. 

"Dekadênciamania" faz um questionamento sobre como as questões externas influenciam na vida cotidiana, ótima para fazer pegar fogo a plateia de um show. Seguem o disco com "Sub Condicional", a minha preferida, um ótimo refrão e uma fúria contagiante, "Adaptado" e "Leis da Liberdade",  novamente nos leva a discussão das questões externas que nos influenciam. "Direito a Razão" começa com uma super linha de baixo de Lããdu na introdução, "Terceiro Mundo" com Introdução de Padre Quevedo, hilário, e a música "Explorado e Explorador" fecha o disco como faixa bônus em tributo a banda Cólera. Um ótimo trabalho que representa o Punk Rock Paulistano nos dias de hoje da maneira que tem que ser, underground, alternativo, pesado e rápido. Parabéns Rapazes espero poder ouvir novos trabalhos daqui pra frente.  





2 comentários: