quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O PROFETA - GIBRAN KHALIL GIBRAN (DICA DE LIVRO)



Aprendi com Gibran Kalil Gibran, n’O Profeta, que caminhamos como numa procissão, e aquele que tropeça e cai peca menos que aquele que antes dele viu a pedra e não a retirou do caminho ou não avisou aos outros que vinham depois dele.

"Um Livro que inspira e reconforta numa época de Perplexidade"

Um enriquecimento espiritual e uma visão de beleza raramente igualados. A sabedoria oriental, produto daquela terra onde nascem os profetas e as religiões, sempre fascinou as almas sensíveis.

Este livro contém a essência dessa sabedoria, aplicada não a problemas transcendentais mas à nossa vida cotidiana, e expressada num dos estilos mais fascinantes de toda a literatura contemporânea.

As edições anteriores desta tradução têm-se esgotado com excepcional rapidez. E raros são aqueles que, após ler o seu exemplar, não voltam à livraria comprar outros exemplares para seus amigos.

Pois a leitura deste livro é mais do quê uma leitura: é uma deliciosa renovação da almaQuando uma pessoa está fisicamente esgotada, vai respirar o ar vivificante das montanhas. Espiritualmente também, as pessoas se esgotam: o egoísmo, a concorrência feroz, o automatismo, a solidão moral, a insensibilidade que caracterizam os tempos modernos afetam nossas almas mais ainda do que a exaustão afeta nossos corpos. 

E livros como O Profeta são as alturas vivificantes de que a alma precisa.

Comece a ler este livro hoje mesmo. Sua leitura não lhe tomará mais de duas horas. Mas a beleza de suas parábolas, a melodia de seu estilo, o estímulo de seus pensamentos, a profundidade dos seus conceitos o acompanharão durante meses.

O Profeta, escrito originalmente em árabe e, depois, em inglês, por um dos escritores mais extraordinários do século XX, já foi traduzido para mais de 30 idiomas. E em toda parte, das agitadas metrópoles às aldeias sonolentas, centenas de milhares de pessoas fazem dele o seu livro de cabeceira e para ele se voltam cada vez que sentem saudade das alturas e da primavera.

Aproveitem este livro, e deixe que ele os levem sobre as asas da poesia ao mundo maravilhoso da sabedoria e da beleza.
(Prefácio de Mansour Challita)



Frases de Gibran Khalil Gibran

“Poetas não são aqueles que escrevem poesia, mas todos os que tem o coração cheio deste espírito sagrado.”

“Os corações que as tristezas unem permanecem unidos para sempre. O laço da tristeza é mais forte que o laço da alegria. E o amor que as lágrimas lavam torna-se eternamente puro e belo.”

“É melhor ser a flor pisada do que o pé que pisou a flor”

"A beleza só pode ser compreendida pelo espírito e o espírito só nasce e se desenvolve em sua companhia."

"A morte não está mais perto do idoso do que do recém-nascido Nem a vida."

"Até o espírito mais alado não pode escapar da necessidade física."

"E ao fim, quando baixei novamente à planície, e da planície, após, desci aos vales meus, meus olhos viram num deslumbramento, que também nas planícies e nos vales, em tudo, estava Deus."

"Quando te separares de um amigo, não te preocupes, pois o que tu amas nele pode tornar-se mais claro com a sua ausência, assim como para o alpinista a montanha aparece mais clara vista da planície."

"Para entender o coração e a mente de uma pessoa, não olhe para o que ela já conseguiu, mas para o que ela aspira."

"Pois as distâncias não existem para a recordação; e somente o esquecimento é um abismo que nem a voz nem o olho podem atravessar."

"Considero-me estrangeiro em qualquer país, alheio,a qualquer raça. Pois a terra é minha pátria e a humanidade toda é meu povo."

"Do sofrimento emergiram os espíritos mais fortes, as personalidades mais sólidas marcadas com cicatrizes."

"É errado pensar que o amor vem do companheirismo de longo tempo ou do cortejo perseverante. O amor é filho da afinidade espiritual e a menos que esta afinidade seja criada em um instante, ela não será criada em anos, ou mesmo em gerações."

''As grandes dores são mudas''.

"Árvores são poemas que a terra escreve para o céu. Nós as derrubamos e as transformamos em papel para registrar todo nosso vazio."

"O desejo é a metade da vida; a indiferença a metade da morte!"

"Deve existir algo estranhamente sagrado no sal: está em nossas lágrimas e no mar..."

"Todo o trabalho é vazio a não ser que haja amor."

"Dizeis: darei só aos que precisam. Mas os vossos pomares não dizem assim; dão para continuar a viver, pois reter é perecer."

"A neve e as tempestades matam as flores, mas nada podem contra as sementes."

"O amigo é a resposta aos teus desejos. Mas não o procures para matar o tempo! Procura-o sempre para as horas vivas. Porque ele deve preencher a tua necessidade, mas não o teu vazio."

"A Razão e a Paixão são o leme e as velas da alma navegante. Sem ambos, ficarias à deriva ou parado no meio do mar. 
Se a Razão governar sozinha, será uma força limitadora. E uma Paixão Ignorada é uma chama que arde até sua própria destruição."

O Profeta

Amai-vos um ao outro, mas não façais do amor um grilhão: Que haja antes um mar ondulante entre as praias de vossas almas. Encheis a taça um do outro, mas não bebais na mesma taça.Dai de vosso pão um ao outro, mas não comais do mesmo pedaço.

Cantai e dançai juntos, e sede alegres, mas deixai cada um de vos estar sozinho, Assim como as cordas da lira são separadas e, no entanto, vibram na mesma harmonia.

Dai vossos corações, mas não confieis a guarda um do outro. Pois somente a mão da vida pode conter nossos corações.

E vivei juntos, mas não vos aconchegueis em demasia; Pois as colunas do templo erguem-se separadamente,  E o carvalho e o cipreste não crescem a sombra um do outro.

"Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas quando parte, nunca vai só nem nos deixa a sós. Leva um pouco de nós, deixa um pouco de si mesmo. 
Há os que levam muito, mas há os que não levam nada."

"A simplicidade é o último degrau da sabedoria."

"O importante para uma pessoa não são os seus sucessos mas sim quanto os deseja."

"A sabedoria é a única riqueza que os tiranos não podem expropriar."

"Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores."

"O desgosto é o obscurecimento do espírito e não o seu castigo."

"Aquele que nunca viu a tristeza, nunca reconhecerá a alegria."

"Cada vez mais desesperadamente o homem procura dilatar o tempo que já não tem."

"A música é a linguagem dos espíritos."
Khalil Gibran



2 comentários: