sexta-feira, 5 de agosto de 2016

O ROCK INDEPENDENTE BRASILEIRO (PARTE 19)









O Berço 

























Folk e Rock, companheiros de longa data e autores de algumas das histórias mais belas já contadas pela música, se encontraram novamente no interior brasileiro. Tomaram banho de rio, sentiram a brisa de um fim de tarde, descascaram o fumo de rolo, e deram o primeiro trago ainda com gosto de café quente e queijo fresco na boca. Nasce assim “O Berço”, banda mineira, natural de Patos de Minas, formada no final de 2010. 
  
Da imersão do Sítio Zé Maria em Patos de Minas, nasceu o primeiro album intitulado “Alto do Vale”. Harmonizando uma mistura sonora peculiar, O Berço faz um resgate às origens de cada músico e suas referências, acrescentando pitadadas do sertanejo e da música caipira brasileira ao rock e toda herança psicodélica que corre veia abaixo e acima. Trazendo também a raiz mineira como tempero e tricotando o cerrado com o sertão, o album de estréia conta com a participação especial de “Leoni” e teve a canção “Leoa” vencedora do Prêmio de Música das Minas Gerais em 2014. 
  
É com carinho e emoção que a banda “O Berço” representa o folk mineiro e toda musicalidade que vivem nas Minas Gerais. (Texto: Psicodalia) 
Fonte: http://armazemdorocknacional.blogspot.com.br/

Discografia

Alto do Vale (2014)





























Bombay Groovy



















A Bombay Groovy é alinhada ao rock dos anos 70, com uma particularidade: no lugar da guitarra, a banda adotou o sitar (rei dos instrumentos na música indiana) para reelaborar, com vigor, rigor e personalidade própria, um novo conceito de rock, ao unir Oriente e Ocidente.

Com uma formação instrumental inusitada, composta por sitar, o timbre encorpado e versátil do órgão Hammond e uma cozinha nervosa de baixo e bateria, a Bombay Groovy combina peso, psicodelia, exoticidade e muito groove.

No verão de 2012, Daniel Costa, músico que já atuou como sitarista para nomes importantes da cena psicodélica nacional, resolveu rumar para o contrabaixo.

Nesse ínterim, conheceu Rodrigo Bourganos, multi-instrumentista que fazia aulas de sitar indiano com seu mesmo mestre. 

Nascia então a ideia da Bombay Groovy, que começou a se concretizar pouco tempo depois com a chegada do baterista Leo Costa. A afinidade de Leo com as percussões étnicas também incrementou o estilo peculiar e visceral do grupo.

A presença constante do sitar é um elemento decisivo para o som da banda e revela seu envolvimento com a música oriental que, com Bombay Groovy, chega revisitada. 

Rodrigo Bourganos, que teve aulas no Oriente com o Guru Chandranath Battacharya, toca o instrumento em pé, como se fosse uma guitarra elétrica, transgredindo dogmas da cultura indiana ao abandonar a postura de lótus. 

Para completar o clima da banda, Jimmy Pappon, pianista prodígio que participa do tributo ao Frank Zappa, Let’s Zappalin’, assume o posto do órgão Hammond, seu instrumento principal. 

A formação instrumental inusitada do grupo, com o som do sitar indiano, o timbre versátil do Hammond e a “cozinha” nervosa revelam uma banda repleta de psicodelia, exotismo e groove. 

Com o time formado, um EP e um clipe já gravados, a banda lança seu primeiro disco contendo dez faixas que passam por diversos gêneros musicais. 

O disco, homônimo, “Bombay Groovy” é uma experimentação sonora que dispensa os elementos vocais, substituídos por linhas consistentes de baixo, solos virtuosos de órgão, melodias transcendentais de sitar e percussão pesada, em uma mistura singular. (Texto: Site Oficial). 
Fonte: http://armazemdorocknacional.blogspot.com.br/

Discografia

Bombay Groovy (2014)
























Dandy do Dendê (2016)






Aeromoças e Tenistas Russas




























Aeromoças e Tenistas Russas é um projeto de música instrumental liberto de rótulos e formatações. Constrói sua autoralidade na livre experimentação estética com base na mistura consciente de elementos rítmicos, timbrísticos, harmônicos e melódicos.

Em 8 anos de carreira o grupo de São Carlos/SP consolidou-se no cenário da música independente brasileira utilizando como principais estratégias a intensa circulação para realização de espetáculos - foram mais de 300 shows realizados em 20 estados brasileiros e nos países vizinhos Argentina e Uruguai; e a constante produção de conteúdo com 3 discos lançados: Kadmirra (2011), A Experiência de Jaque Vilanova (2013) e o Positrônico (2015); 2 DVDs: Insomne (2012) e Kilimanjaro (2014); e 3 videoclipes: Solarística (2008), Jaques Villeneuve Experience (2009) e Insomne (2012).

Integrada atualmente por Juliano Parreira no contra-baixo, Gustavo Palma no sintetizador e samples, Eduardo Porto na bateria e Gustavo Koshikumo na guitarra. (Texto: Site Oficial).
Fonte: http://armazemdorocknacional.blogspot.com.br/

Discografia

Kadmirra (2011)
























A Experiência de Jaque Vila Nova (2013) [EP]
























Positrônico (2015)



























Nenhum comentário:

Postar um comentário