quinta-feira, 2 de junho de 2016

1001 DISCOS PARA OUVIR ANTES DE MORRER (DICA DE LIVRO)





















Vou falar de um livro que eu conheci já algum tempo, uns cinco anos atrás em um encontro em um clube do vinil, onde uma galera se reunia para comer, beber e ouvir vinil. As famosas bolachas que voltaram a fazer sucesso hoje em dia, em uma onda retrô para alguns, para outros uma galera nova querendo ser cult e no meu caso, como eu nunca abandonei o formato (só não compro mais como antigamente, hoje o preço do vinil é bem salgado) mas que ainda sou um grande admirador e ouvinte de discos de vinil. 


Este livro é um verdadeiro calhamaço, são mais de 900 páginas de música, você demora um pouco para ler tudo, é óbvio que apesar de indicar 1001 discos, não agradará a todo mundo, ele segue uma cronologia interessante dos anos cinquenta aos 2000, um grande conteúdo. A capa é sensacional com Sid Vicious, baixista da banda punk Sex Pistols, que fez muito barulho nos anos 70, apontando uma guitarra como se fosse uma espingarda. Para quem é fã de rock and roll como eu, vai gostar do livro por conter os grandes e mais famosos discos de todos os tempos deste seguimento, senti falta de mais nomes do blues e muitos sentiram de nomes do jazz. Para quem é fã de música em geral também vai gostar do livro, tem muitos discos de música pop em geral e para nós brasileiros alguns nomes emblemáticos aparecem na lista como Caetano Veloso, Clube da Esquina, Mutantes e etc. Senti falta de alguns outros nomes, mas a lista engloba muito mais a música estrangeira. O livro é muito bem ilustrado, com muitas fotos de todos grandes artistas e das capas de discos. Quanto a informação, cada álbum possui uma resenha breve, não é muito detalhada porém, contém informações básicas para entender a importância de cada disco.  

Prefácio:

Os grandes discos lançados nos últimos 50 anos estão aqui: de What's Going On, de Marvin Gaye, ao extraordinário álbum conceitual de David Bowie, The Rise And Fall Of Ziggy Stardust, passando por inúmeros outros. 
















1001 discos para ouvir antes de morrer explora a fundo a história da música universal e apresenta ícones tão diversos quanto Beach Boys e Nirvana. Além de álbuns e artistas já consagrados, você irá encontrar referências mais exóticas, como o Einstürzende Neubauten e o Aphex Twin.



















Escrito por 90 jornalistas e críticos de renome internacional, este livro faz uma justa homenagem a todos aqueles que influenciaram o meio musical. Além de acompanhar o desenvolvimento da indústria fonográfica - dos discos de 75 rpm aos modernos CDs -, você vai descobrir como os álbuns foram aceitos pela crítica e que impacto causaram no público.

Com saborosas histórias de bastidores, este livro revela também quais eram as influências de muitas bandas de sucesso. Você sabia, por exemplo, que o Velvet Underground foi uma grande fonte de inspiração para David Bowie, Joy Division, R.E.M. e The Strokes?



















Que álbum teve seu lançamento atrasado como demonstração de respeito à morte do presidente John F. Kennedy? Em que Paul Simon se baseou para escrever "Mother And Child Reunion"? O que é a estranha participação de Paul McCartney em Ringts Around the World, do Super Furry Animals? Leia e descubra.

Das canções dark e obscuras aos grandes sucessos populares, 1001 discos para ouvir antes de morrer abrange a história da música em todos os seus instigantes detalhes.
Fonte: Livro 1001 Discos para ouvir antes de morrer, edição dirigida por Robert Dimery, Prefácio de Michael Lydon -  Editora Sextante.






Nenhum comentário:

Postar um comentário