domingo, 22 de maio de 2016

PROCURANDO SUGAR MAN (DICA DE CINEMA)






















Vou falar aqui de mais um filme, um documentário, o qual eu também já tinha ouvido falar muito bem e finalmente consegui assistir. Trata-se de Searching For Sugar Man (Procurando Sugar Man, título que saiu em português), uma história no mínimo surreal e totalmente verídica.

Este filme me fez pensar e muito, fiquei bastante emocionado, a primeira questão que me veio a cabeça no decorrer do desenrolar da história foi: "O que é ser um artista?". Depois "Qual a força que a música de qualidade pode ter?', a terceira "O que é a fama?", são questões que martelaram em minha cabeça e por isso faço questão de escrever sobre o filme aqui. 

O filme conta uma história simplesmente sensacional, acreditar que alguém com tamanho talento, quê em algum lugar do mundo era mais famoso do que Elvis Presley, que se tornou um mito e esteve por tanto tempo no anonimato para o restante do planeta, realmente é surreal.

Imaginem vocês leitores: ouvir músicas de um artista que suas letras e melodias são tão boas que te seduzem de imediato numa primeira audição, imaginem mais, que este artista vende em seu país milhares de discos, ao longo dos anos, vendendo sempre, mas não há informações sobre este "superstar" em nenhum lugar, não há artigos em revistas especializadas, não há fotos, vídeos, entrevistas, nada, o pouco de informação que você consegue está nos encartes dos discos que não contam muito, se quer o nome completo deste artista, você consegue imaginar algo assim? pois é, este artista se chama Rodriguez. 



A música é um tipo de arte que eu defino como sendo mágica, ela tem o poder de tocar uma pessoa tão profundamente que quando muito boa, não precisa ter necessariamente um rosto, um grande nome artístico ou produções exageradas por trás dela. A fonte desta música é um homem apenas, é isso que o filme me fez pensar: o que é o artista se não um homem? entendo as comparações que fazem de Rodriguez e Bob Dylan, pessoalmente Rodriguez me cativou muito mais, só que não consigo separar Dylan o artista rockstar do homem simples, retratado muitas vezes em suas letras. Já Rodriguez sempre foi o homem simples de suas letras, o anonimato o manteve assim e enquanto Dylan se manteve nos holofotes, Rodriguez se quer existia para a maioria em seu próprio país, os Estados Unidos da América. Já na África do Sul a música de Rodriguez era mais popular do que o próprio Dylan.   

Acho que já deu para sacar que este filme realmente é intrigante. Fora isso tudo, o filme é muito bem contado e muito bem filmado, não é a toa que ele ganhou alguns dos prêmios mais importantes do cinema. Abaixo vou deixar uma ótima resenha do site namiradogroove.com.br e aqui a minha indicação para mais este grande documentário, para os fãs de música e cinema como eu.

FATOS FRIOS E EMOCIONANTES








Searching For Sugar Man conta a misteriosa história de Rodriguez, compositor tão bom ou melhor que Bob Dylan.

Tudo bem se você não conhece a obra de Rodriguez. A proposta do documentário Searching For Sugar Man é realmente impactar tanto àqueles que ovacionam canções como “Crucify Your Mind” e “I Wonder”, quanto àqueles que jamais ouviram falar do cantor que tinha a habilidade de compor como um Bob Dylan ou Nick Drake (estes, sim, você conhece!).

Em menos de 1h30, o diretor Malik Bendjelloul faz mais do que apresentar a obra de um músico misterioso. Ele consegue criar a mitologia de Rodriguez dentro do próprio longa-metragem para, no meio dele, surpreendê-lo com os fatos frios que permearam a sua obra.

Para chegar a isso, o diretor usa do artifício de investigar – o que justifica bem a escolha do título. Começa mostrando a grande proporção que a obra de Rodriguez teve na África do Sul no ápice do apartheid, para então vasculhar o cenário e o contexto que estavam por trás de seus dois únicos discos: Cold Fact (1970) e Coming From Reality (1971).
















Segundo um vendedor de discos, Rodriguez era mais conhecido na África do Sul do que Elvis Presley (Ninguém sabe dizer direito como uma cópia do álbum chegou lá; especula-se que uma garota foi visitar o namorado que estudava no país e levou uma cópia. Os amigos gostaram e não demorou muito para cópias e mais cópias da fita se espalharem.)

Enquanto os Estados Unidos ignorava a grandiosidade de seus álbuns, em pouco tempo criou-se uma mitologia na África do Sul. De acordo com Stephen ‘Sugar’ Segerman, vendedor de discos, Rodriguez era mais conhecido em seu país que Elvis Presley. Há uma estimativa de que seus álbuns tenham vendidos mais de meio milhão de cópias por lá, servindo como uma obra motivadora para contestar a repressão desenfreada do apartheid (principalmente pelo tema da faixa “This Is Not a Song, It’s an Outburst: Or the Establishment Blues”).
















Numa reedição de Coming From Reality em CD, de 1996, Segerman escreveu um encarte instigando os pesquisadores musicais a irem atrás de Rodriguez. Isso porque só se sabia do impacto de suas canções. Agora, quem era o homem por trás delas… só havia mitos e boatarias (uma delas dizia que ele havia ateado fogo no próprio corpo durante um show).

O andamento do doc Searching From Sugar Man leva o espectador a naturalmente se emocionar. Não há recursos dramáticos ou dramalhões embutidos nas declarações dos entrevistados; é que a história de Rodriguez é pura e simplesmente espetacular.

Depois de perceber que não havia vendido nada com os discos, o compositor filho de mexicano voltou a trabalhar com demolição de edifícios na caótica Detroit – cenário mais que apropriado para suas canções soturnas e reflexivas.

Ele não criou expectativas grandiosas de ser um superstar ou tornar-se milionário com o seu trabalho. O jeito tímido e levemente simpático de Rodriguez entrega sua verdadeira causa: estar ao lado dos trabalhadores sendo um verdadeiro operário. A música funciona apenas como porta-voz.














Foi o encarte desafiador de Segerman que levou o jornalista Craig Bartholomew-Strydom a investigar a fundo o que realmente aconteceu com Rodriguez. Ele entrou em contato com os produtores de seus discos (Mike Theodore e Steve Rowland, que conta uma história profética duma canção de Rodriguez), mas não encontrou pista alguma dele.

Chegou a contestar o papel do publisher Clarence Avant, que era apontado como o detentor dos royalties de suas canções divulgadas em grande escala na África do Sul. (O próprio documentarista conversa com Avant que, apesar de se dizer emocionado por relembrar de Rodriguez, tergiversa, dá bronca e nega ter recebido algum ‘cheque’ das gravadoras sul-africanas que estavam divulgando os discos.)















No entanto, as pistas mais eficazes foram encontradas nas próprias composições de Rodriguez. Elas entregavam localidades geográficas e, depois de uma pequena campanha na web, levaram-no à sua grande descoberta.

O enredo disso tudo é tão bem catalisado em Searching For Sugar Man, que iria estragar se contasse como se desenrolou tudo isso.






















A grande contribuição do documentário é fazer um passeio investigativo com fatos e declarações, enquanto o neófito vai se adentrando com o clima de suas composições ao longo do filme.

Quase todos os entrevistados se dizem emocionados ao terem vivenciado e trabalhado com Rodriguez. Em menos de 1h30 é o espectador que começa a fazer parte desse time.

Uma história fabulosa de um compositor grandioso que não teve e provavelmente não terá o reconhecimento que merece. Não deixe de assistir. (Texto de Tiago Ferreira | 11 maio, 2013)
Fonte: http://namiradogroove.com.br/filmes-musicais/rodriguez-searching-for-sugar-man-documentario-rese

Nenhum comentário:

Postar um comentário