terça-feira, 17 de maio de 2016

GAROTOS DA RUA (HISTÓRIAS DO ROCK NACIONAL)


















Garotos da Rua foi uma banda brasileira de Rock'n'Roll, formada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul e que alcançou sucesso nacional nos anos 80 com a canção "Tô de Saco Cheio", que tornou-se um clássico do Rock gaúcho.

O Garotos da Rua, nome inspirado numa música de Carlos Caramez e Sérgio Mello, foi criado em julho de 1983, em Porto Alegre por Bebeco Garcia, o baterista Edinho Galhardi, o saxofonista King Jim e o baixista Mitch Marini. Iniciaram tocando como banda da casa no bar Rocket 88, reduto do Rock'n'Roll na cidade.

Seis meses mais tarde, com a entrada do Geraldo Freitas (baixo) e do Justin Vasconcelos (guitarra), o grupo faz sua primeira demo, Sabe o Que Acontece Comigo?, e inicia uma série de shows em Porto Alegre e em mais de 50 cidades do Rio Grande do Sul.

Em 1985, é lançado o primeiro compacto da banda: Programa, pela Gravadora ACIT. No mesmo ano, participam do LP Rock Garagem e apresentam-se no festival MPG, que reúne 40.000 pessoas no Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre.

Ainda em 1985, são contratados pela gravadora RCA e tornam-se nacionalmente conhecidos através do hit "Tô de Saco Cheio", cujo sucesso os convence a se transferirem para o Rio de Janeiro.

Empolgados, lançam seu primeiro álbum pela RCA, Garotos da Rua, que também inclui as músicas "Você é Tudo que Eu Quero", "Sabe o Que Acontece Comigo?", "Babilina", "Não é Você" (com a guitarra de Celso Blues Boy) e "Gurizada Medonha".

No ano seguinte, gravam o disco Dr. em Rock 'n' Roll, e a música "Eu Já Sei" vira hit em todo o país, ao figurar na trilha da novela Mandala, da Rede Globo.
















Em 1988, com um repertório mesclando o blues e o rhythm and blues com o rock, os Garotos gravam o LP Não Basta Dizer Não, consolidando-se ainda mais no mercado brasileiro. Os destaques do disco são "Meu Coração Não Suporta Mais", "Harley Davidson Blues" e "Só Pra Te Dar Prazer". Apesar disso, integrantes dissolvem a banda e decidem partir para projetos individuais.

Em 1996, Justin Vasconcelos, que estava morando em Los Angeles, retorna ao Brasil. Juntamente com Ricardo Cordeiro, o "King Jim", que assume definitivamente os vocais, Edinho Galhardi (bateria) e Cristiano Crochemore (guitarra), os Garotos resolvem reorganizar-se e seguir em frente.


















A banda passa por algumas formações, que incluíram Gabriel Guedes (guitarra), Alexandre Loureiro (bateria), que permanece até 1999, cedendo o posto para Diego Silveira, e também o baixista Marcelo Granja.

Em 1999, pela gravadora BMG, a coletânea de sucessos Hot 20 que vende, apenas no sul do país, mais de 35.000 cópias. No ano seguinte, entram Edu Meirelles (baixo) e Cláudio Mattos (bateria) completando definitivamente a equipe.

Em 2004 os Garotos da Rua lançaram o CD Caminho da Estrada, fiel ao estilo que consagrou o grupo, mas com espírito de renovação. O álbum é composto de 11 faixas inéditas, mais a versão de "Canos Silenciosos", do Lobão. Destacam-se "Não Posso Mais" (já em execução nas principais rádios do sul do país), "Boneco de Mola", "A Portas Fechadas" e "Não Dá Mais Pra Ficar" (com participação de Rafael Malenotti, do Acústicos & Valvulados).
















Em 19 de maio de 2010, após uma operação para retirada de um tumor no cérebro no mês anterior, Bebeco Garcia não resistiu às complicações pós-operatórias e faleceu no hospital da PUC-RS vítima de uma infecção generalizada. Durante seu sepultamento Egisto Dal Santo, seu amigo e parceiro musical, fez uma homenagem ao cantor. 


Por fim, no ano de 2015, os integrantes Justin Vasconcelos e King Jim anunciam que deixam de utilizar-se do já consagrado nome Garotos da Rua por questões de marca, alegando que não renovaram o registro da mesma e que, portando, não possuem mais os direitos de uso.

Na edição de nº 172 da revista Guitar Player brasileira de 2010, saiu essa matéria sobre o músico Bebeco Garcia:

HOMENAGEM - BEBECO GARCIA: 1953-2010
















A música perdeu o guitarrista Bebeco Garcia, fundador da banda Garotos da Rua, que fez muito sucesso nos anos 1980. Ele foi submetido a uma perigosa cirurgia para retirada de um tumor no cérebro e, apesar da bem-sucedida operação, contraiu uma infecção hospitalar e morreu em 19 de maio.

Se você era adolescente na década de 1980, com certeza ouviu o grudento refrão da canção Tô de Saco Cheio: "Lá em casa continuam os mesmos problemas. Lá em casa continuam me enchendo o saco". Naquela época, o rock brasileiro absorvia as novidades vindas da Inglaterra pós-punk, mas Bebeco gravou e fez sucesso com um autêntico rock à la Rolling Stones: riffs pegajosos, bateria pulsante e letras bem-humoradas.


O apelido ele ganhou do pai, quando nasceu, na cidade de Rio Grande (RS), em 11 de setembro de 1953. Foi também o pai quem deu o empurrão para a carreira do músico. "Ele curtia rock e pediu uma guitarra. O nosso pai disse que daria o instrumento desde que ele fosse para uma escola e aprendesse de verdade", conta Lúcia Garcia, uma das duas irmãs do músico.

O problema é que, no final dos anos 1960, professor de guitarra por aquelas bandas, nem pensar! A escola de Bebeco acabou sendo os discos de vinil aos quais tinha acesso antes de muitos brasileiros. "Morávamos em uma cidade portuária e ele estava sempre em contato com as pessoas no porto, sabendo das novidades que chegavam do mundo", conta Lúcia.














Nesses anos, ao lado de Edinho Galhardi, futuro parceiro no Garotos da Rua, Bebeco iniciou sua primeira banda, Farinha do Bruxo. Mudou-se para a capital Porto Alegre na década de 1970 e, ao formar o grupo Caos do Porto, tornou-se um dos precursores do que mais tarde seria chamado de rock gaúcho. Ele tocou também com Carlos Hartlieb, uma de suas grandes influências. Hartlieb foi fundador da banda Liverpool, embrião da famosa Bixo da Seda. Segundo o amigo Egisto Dal Santo, baixista que acompanhou Bebeco entre 1998 e 2009, ele foi convidado a tocar no Bixo da Seda, mas não aceitou o convite, apesar de ser fã da banda. 

Em 1983, ele e seus Garotos da Rua (Galhardi na bateria e Mitch Marini no baixo) surgiram no cenário. Pela gravadora RCA/BMG, o grupo gravou os álbuns Garotos da Rua (1986), Dr. em Rock and Roll (1987) e Não Basta Dizer Não (1988). A banda se estabeleceu no Rio de Janeiro e a canção Eu Já Sabia ganhou as FMs de todo o Brasil. O disco Dr. em Rock and Roll, segundo Egisto, vendeu 88 mil cópias e a música foi incluída na trilha sonora da novela Mandala, da Rede Globo. O hit Tô de Saco Cheio (do disco Garotos de Rua) mostrou ao país os riffs possantes que Bebeco extraía de suas guitarras favoritas: Gibson Flying V e Fender Telescaster. 
















Na década de 90, o músico fundou o Bebeco Garcia e o Bando dos Ciganos, com Egisto no contrabaixo e o filho Pedro Garcia na bateria. Pedro, mais tarde, saiu da banda do pai para integrar o Planet Hemp e, hoje, toca com o RockZ. Com o Bando dos Ciganos, Bebeco registrou cinco trabalhos.












Além de seus projetos, o guitarrista costumava se apresentar em shows e gigs pelo país ao lado de músicos renomados. "Toquei com Bebeco em algumas ocasiões, como uma inesquecível no Bar Opinião. Ele também esteve em minha casa e falamos muito sobre a Gibson Firebird Johnny Winter, um modelo que nós dois tínhamos e gostávamos", conta Luiz Carlini, líder da banda Tutti Frutti. "Era um músico incrível, tinha uma técnica especial e tocava lap steel em pé! Foi o único cara que vi tocando esse instrumento nessa posição", diz Carlini.

Os bends certeiros de Bebeco encaixavam-se perfeitamente às bases que pareciam pensadas e elaboradas por alguém que conhecia profundamente o blues e o rock and roll. Tudo o que Bebeco fez ao longo de seus 51 anos foi tocar. E muito bem. "Meu pai vivia de guitarra. Tocava durante o dia inteiro, todos os dias. Não largava nunca o instrumento", conta Pedro Garcia.

Segundo a irmã Lúcia, Bebeco também tocava violoncelo e teve contato com artes cênicas. "Ele chegou a cursar faculdade de artes dramáticas e, ultimamente, falava em tocar piano. Amava a música".(Texto de Heverton Nascimento)
Fontes: Wikipédia, a enciclopédia livre, revista Guitar Player nº 172-ano15-2010 e acervo pessoal.


Discografia

Sabe o Que Acontece Comigo? (1983)
Programa (1985)
Garotos da Rua (1986)
Dr. em Rock 'n' Roll (1987)
Não Basta Dizer Não (1988)
Caminho da Estrada (2004)

Álbuns ao vivo

Garotos da Rua ao Vivo (1992)

Coletâneas

Rock Garagem (Vários artistas) (1985)
Rock Grande do Sul (Vários artistas) (1986)
Hot 20 (1999)

Primeira Formação:

Bebeco Garcia - vocal e guitarra
King Jim (Ricardo Cordeiro) - vocal e saxofone
Mitch Marini - Baixo
Edinho Galhardi - Bateria

Ex-integrantes

Evandro Demari - Guitarra
Cristiano Crochemore - Guitarra
Justin Vasconcelos - Guitarra e Vocal de apoio
Gabriel Guedes - Guitarra
Pedro Marini - Baixo
Geraldo Freitas - Baixo
Marcelo Granja - Baixo
Sérgio Mello - Baixo
Edu Meireles - Baixo
Cláudio Mattos - Bateria
Alexandre Loureiro - Bateria
Diego Silveira - Bateria








Nenhum comentário:

Postar um comentário