quarta-feira, 9 de setembro de 2015

O NOME DO FILHO (IL NOME DEL FIGLIO) - DICA DE CINEMA


Hoje, uma quarta feira, um dia nublado e sem graça, uma noite de neblina, frio e futebol na TV, nessas horas saio procurando na internet alguma coisa para assistir e me deparo com o filme Il nome del figlio, um filme italiano que acabou de sair, ao ler a sinopse vi que se tratava de uma comédia, confesso nunca ter visto nenhum filme italiano, sei da fama e da tradição de bom cinema daquele país, já ouvi falar muito de Antonioni e Fellini mas nunca vi nenhum filme deles. Devo imediatamente corrigir isso, não há muitas salas de cinema nos bairros de periferia e em geral em São Paulo, que passem filmes estrangeiros além de Hollywood, ainda bem que existe a internet. 

O filme em questão que em português vocês podem achar como "O nome do filho" é uma comédia inteligente, possui uma leveza e trata de amizade acima de tudo, trata da família, os diálogos entre os personagens são incríveis, prende a atenção. Assuntos como política, lealdade e confiança são postos na mesa literalmente por um grupo de amigos e parentes que se conhecem desde a adolescência, uma pitada de drama com bom humor dá o tom da história e segredos vão sendo revelados com uma graça que não via a muito tempo dentro de um filme. 



Recomendo para as pessoas, principalmente aquelas que vivem se alfinetando entre amigos por questões de política e de moral, coisas como direita e esquerda quem tem razão? discussões que estão em pauta hoje em nosso país e que fizeram amigos se distanciarem, isso aconteceu comigo e com muita gente que conheço, esquecemos que a amizade é maior do que essas besteiras, que as vezes não nos levam a nada a não ser ficar chateados, mas são coisas que fazem parte. Coisas de nosso cotidiano que nos levam a aprendizagem e a tão falada maturidade.

Eu separei abaixo a sinopse do filme e um trailer, se vocês buscarem na internet vão achar, não sei se o filme está em cartaz em algum lugar, não achei nada na rede.     



Sinopse:
Paolo Pontecorvo (Alessandro Gassman), é um agente imobiliário extrovertido e brincalhão, Simona (Micaela Ramazzotti), uma bela moça da periferia e autora de um best-seller, os dois são casados e esperam o primeiro filho. Durante um jantar na casa de Betta (Valeria Golino) e Sandro (Luigi Lo Cascio), irmã e cunhado de Paolo, e que também conta com a presença de Claudio (Rocco Papaleo), um grande amigo da família, Paolo comunica com ênfase e convicção o nome escolhido para o bebê que está prestes a nascer. A família não reage bem ao nome pesado e que remonta a um período dramático vivido pela nação. Debates e trocas de ideias acabam virando discussões e ofensas. Cada um deles têm um pequeno ou grande segredo escondido relacionado com os outros e que poderia comprometer os relacionamentos, mas às vezes o amor pode fazer milagres e pôr ordem no caos dos afetos.

Direção: Francesca Archibugi 
Com: Alessandro Gassmann - Micaela Ramazzotti - Valeria Golino - Luigi Lo Cascio - Rocco Papaleo - Raffaele Vannoli 
Ano de lançamento: 2015

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário