quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

A BANDA VETERANA SUBEXISTÊNCIA LANÇA O MELHOR ÁLBUM DE PUNK ROCK DO BRASIL DOS ÚLTIMOS TEMPOS



2013 foi um ano marcado por uma série de protestos que ficaram conhecidos como Manifestações dos 20 centavos, Manifestações de Junho ou Jornadas de junho, foram várias manifestações populares por todo o país que inicialmente surgiram para contestar os aumentos nas tarifas de transporte público, principalmente nas principais capitais. Foram as maiores mobilizações no país desde as manifestações pelo impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello em 1992.

2013 foi também um ano de muitos lançamentos na música, do Hip Hop ao Rock. E falando em rock aqui no Brasil não foi diferente, apesar de sempre contarmos com o mais dos mesmos como Capital Inical, Charlie Brown Jr, Nasi, Dado Vila Lobos, Arnaldo Antunes e Humberto Gessinger, que lançaram novos trabalhos neste ano, muitos outros novos artistas independentes também lançaram seus primeiros registros, como é o caso das bandas: a psicodélica Boogarins e a banda paulistana Vespas Mandarinas.

Mas gostaria de destacar aqui uma categoria dentro do rock que anda esquecido no meio mainstream, falo do Punk Rock. Que estilo musical combina mais com protestos e com críticas sociais do que o velho e bom Punk Rock? Nenhum.


Mas como o Punk Rock nasceu e sempre pertenceu ao underground ele apenas retornou ao seu posto há muito conquistado, que é o da música independente. Neste ano de 2013 tivemos um lançamento de peso, vindos "Do Kaos à Utopia", título do mais novo lançamento da veterana banda Punk, o SubExistência. Comemorando seus mais de 25 anos representando a cena da Zona Leste de São Paulo, o SubExistência mostra para a geração mais nova, como uma banda legítima de Punk Rock deve soar e tocar. Com certeza dentro da categoria Punk Rock este foi o melhor lançamento do ano de 2013. 

Músicas como "Fogo Cruzado", "Dekadênciamania", "Direito à Razão" e "Terceiro Mundo", são exemplos de como fazer música de Protesto com P maiúsculo. Enquanto "Vida de Garagem" enaltece o cenário underground do rock nacional, "Explorado e Explorador" presta tributo a clássica banda Cólera, fechando assim este grande disco de uma grande banda brasileira.

Recentemente a banda liberou gratuitamente o Download do álbum em sua página oficial: www.subexistencia.bandcamp.com

Confiram também o mais novo clip da banda:

Um comentário: