quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

CBGB - O BERÇO DO PUNK ROCK (DICA DE CINEMA)



Filme produzido e lançado em 2013, em 19 de janeiro de 2015, ele foi direto para televisão e conta a história do clube CBGB, que dominou o cenário musical de punk-rock em Nova York. 

Hilly Kristal oferecia o palco do seu clube para bandas, como os Ramones, tocarem suas músicas originais. Em 1974, o grupo Television tocou pela primeira vez no CBGB, fazendo shows todos domingos até a gravação do seu álbum "Marquee Moon". O clube fechou em 2006. 

O filme conta com a atuação dos britânicos Alan Sidney Patrick Rickman e Rupert Grint, conhecidos pela franquia de filmes de Harry Potter e mais um grande elenco. Dirigido por Randall Miller, relata a origem da casa noturna que abriu as portas do punk rock.

Gostei do filme, da reconstituição de época, das atuações, achei engraçado, o ator que interpreta David Byrne ficou idêntico. Só não gostei de uma coisa: as bandas fictícias que se apresentaram no palco do CBGB cinematográfico, todas faziam dublagem das músicas. Usaram músicas originais dos álbuns das respectivas bandas, sem se preocuparem em parecer artificiais, o que lógico ficou parecendo, se pelo menos usassem gravações ao vivo mas, usaram gravações de estúdio para simularem shows, ficou ridículo.Já vi muitos filmes bons sobre música e na maioria os atores até cantavam de verdade. 

Tirando este deslize, eu recomendo o filme, por retratar uma casa tão importante para a história do rock e da música, muitas bandas passaram por lá. 
Na Wikipédia você encontra além da história da casa e de seu dono uma lista enorme de bandas que se apresentaram no CBGB, inclusive bandas brasileiras como o Ratos de Porão e o Planet Hemp. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário