sábado, 13 de julho de 2013

DEZ MOTIVOS PARA GOSTAR DE ROCK

















1º - O rock é o ritmo mais quente do mundo - A mistura do blues com jazz e com country tornou-se o ritmo mais ouvido do século XX, influenciando toda uma nova geração e determinando os rumos da música em todo o planeta.

2º - A música mais influente do mundo - O rock fez com que músicos de todo mundo aprendesse a explorar mais seus potenciais, principalmente o potencial de seus instrumentos, assim sendo para qualquer musico de rock a dedicação ao instrumento é um de seus pontos mais fortes.


3º - O rock é rebelde - a rebeldia no rock é uma marca registrada, porém com o rock a rebeldia não era apenas juvenil, o rock sempre levantou a tona as questões mais intimas do ser humano, seja em suas atitudes, em suas roupas, na sua linguagem e principalmente em seu comportamento.


4º - O rock é lisérgico - Apesar de sua fama atribuídas as suas estrelas com a extrema: sexo, drogas  e rock and roll, o ritmo em si já é algo que lhe dá sensações que necessariamente não precisaria de nenhuma droga, agora a parte sexual é inegável e muitas vezes orgástico. Ir a um concerto de rock é uma experiência quase transcendental.


5º - O rock é livre - O rock é o único gênero de música que não faz exclusão de outros ritmos, ela determinou o mercado da música pop no século passado, seu ritmo foi acrescentando em sua formula a música do mundo inteiro, desde a música clássica à música latina e mesmo aqui no Brasil não seria diferente, a inclusão a instrumentos elétricos na nossa música foi determinante para desenvolve-la e é claro pegue qualquer grande compositor brasileiro e pergunte suas influencias e veja se não há dentro de sua música uma pitada de rock, na verdade é impossível!


6º - A linguagem do rock também é livre - No rock a sua linguagem e as suas letras proporcionam ao letrista de rock uma liberdade total, temas variados como poesia, sexo, comportamento e politica fazem com que o rock seja um ritmo rico em linguagem.


7º -  O rock também é moda - A liberdade do rock influenciou também a moda, hoje em dia é comum você ver uma garota tatuada de cabelos pintados e roupas rasgadas e pretas ou homens com cabelos cumpridos que não necessariamente curtam rock, principalmente aqui no Brasil, se você perguntar a estas pessoas que tipo de música elas ouvem você pode se surpreender com coisas do tipo eletrônico e sertanejo como resposta. O Rock dita a moda desde o topete de Elvis à camisa xadrez de flanela do grunge.


8º - O rock educa - Um dos quesitos principais para um fã de rock é a pesquisa, em busca de conhecimento de seu ídolo o fã de rock procura saber tudo a seu respeito, como o rock é um ritmo de mais de cinquenta anos de idade ele fez escola, foi com o rock que eu tive o interesse à literatura em geral, muitas vezes levado pela influencia de um ídolo do rock, questões como amor, sexo, filosofia, religião e política obtive esclarecimento por meio do rock. Outro fato interessante é a escola de música gratuita que o rock proporciona, são milhões de guitarristas, bateristas, tecladistas, baixistas e etc que se influenciaram a querer tocar um instrumento por causa do rock, inclusive eu.


9º - O rock é História - Existe já um vasto material biográfico sobre o assunto rock, porém uma banda de rock que se preste precisa ter em seu currículo uma grande estrada percorrida, por mais sagrados os monstros do rock que ainda existam, um dia eles morrem e o que fica é a sua música e como um belo vinho que se preste é com o tempo que sua música fica mais madura, e com um paladar muito mais agradável, ainda hoje músicos de todos os gêneros bebem da fonte do rock para compor suas obras, quantos filmes já foram feitos sobre o assunto? quantos livros já não foram escritos? milhares.


10º - O rock é cultura - A cultura rock, determinou a maneira de vida de muita gente como já disse anteriormente, e a meu ver essa cultura já está inserida no meu modo de vida e já tem há muito tempo seu espaço dentro da civilização em si, as coisas mudam o rock mesmo já mudou varias vezes, mas o que talvez nunca vá mudar é o sentimento que este ritmo possui tão forte como uma rocha que ainda ira rolar bastante e fazer muito barulho por aí.





 

3 comentários: