quarta-feira, 17 de julho de 2013

LED ZEPPELIN - QUANDO OS GIGANTES CAMINHAVAM SOBRE A TERRA (DICA DE LIVRO)


Acabei de ler a biografia Quando os gigantes caminhavam sobre a terra da banda Inglesa Led Zeppelin, e a minha maior impressão foi: Sim está aí uma banda maior que sua própria pretensão. 
Eu sempre avalio um livro conforme o grau de envolvimento que ele me proporciona, quando fico ansioso e triste ao chegar perto do fim do livro é porque eu gostei muito. Este foi o caso deste livro de 520 páginas de sexo, drogas e Rock and Roll literalmente. Muitas das histórias e mitos sobre os integrantes da banda eu já conhecia ou ouvi falar porém, sem tantos detalhes.

Sou fã da banda a muito tempo e a muito tempo que a banda nutri aos seus fãs uma curiosidade gigantesca sobre os seus bastidores, o que realmente acontecia atrás dos palcos. Pra quem conhece muito das histórias de bastidores do mundo do Rock posso adiantar que se tratando do Led Zeppelin os excessos dos outros parecem brincadeira de criança, tudo em volta do Led era extremamente grandioso e extravagante, já tinha me impressionado com a biografia sincera e cheia de detalhes dos guitarristas Eric Clapiton e Slash e da história do extravagante vocalista dos The Doors Jim Morrison, apesar das comparações o Zeppelin foi sem duvida nenhuma a mais louca e competente banda de todos os tempos.


O livro está coberto de detalhes picantes sobre o sexo com groupies, o abuso de drogas, luxuria, brigas, destruição de quartos de hotéis e muito misticismo.

Pra quem acredita, a parte em que se fala do envolvimento do guitarrista Jimmy Page com o ocultismo de Aleister Crowley que norteia todo o livro é uma das mais exitantes, uma curiosidade é que quando eu cheguei nesta parte do livro um outro livro de minha prateleira que fica acima de minha cama caiu misteriosamente em cima de mim, me causando arrepios.

Outro detalhe bastante importante do livro é a história de Peter Grant o empresário, o quinto elemento tão importante quanto o resto da banda.



Gostei muito da narrativa do livro principalmente quando o autor fala do inicio da carreira dos integrantes da banda antes do Led Zeppelin, ele narra como se estivesse falando com os integrantes ali na sua frente.

Um livro que recomendo a quem é fã de rock como eu, um livro que prova definitivamente que uma lenda do rock só vira lenda quando vira história.

Sinopse:


Led Zeppelin: Quando os Gigantes Caminhavam sobre a Terra

Quarenta anos após sua formação, em um porão imundo da Chinatown de Londres, surge a primeira biografia realmente definitiva de um dos grupos de rock mais famosos do mundo o Led Zeppelin. Eles foram o último grande grupo da década de 1960; o primeiro da década de 1970. Surgiram das cinzas dos Yardbirds para se tornar um dos grupos de rock de maior vendagem de todos os tempos. Mick Wall, respeitado jornalista musical, conta a história do grupo que escreveu o manual do excesso na estrada e acabou pagando por ele o preço do desastre, e da dependência de drogas e da morte. 

Quando os Gigantes Caminhavam sobre a Terra revela pela primeira vez a verdadeira extensão do interesse do líder da banda, Jimmy Page, pelo oculto, e vai até os bastidores para mostrar a verdade por trás da fama. Wall também conta, numa série de flashbacks imaginários, histórias da vida dos quatro integrantes que transformaram o sonho do Led Zeppelin em uma realidade ainda mais incrível. 


Acima de tudo, este é um livro que percorre a fascinante história do Led Zeppelin a partir da íntima convivência com o grupo. É o resultado de anos de pesquisa e se baseia não apenas em entrevistas individuais com todos os membros do grupo além de outras feitas por pessoas que os conheciam e trabalhavam com eles -, mas também na visão que só pode ser adquirida por alguém que passou três décadas no meio musical ao lado dos maiores artistas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário