quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O ROCK INDEPENDENTE BRASILEIRO

















Rinoceronte














Um Power Trio com bateria, Guitarra e baixo fazendo riffs ao longo de todo um CD e explorando timbres valvulados. A descrição remete à essência do rock clássico das décadas de 1960 e 70. Formado pelos gaúchos Paulo Noronha (guitarra e voz), Vínícius Brum (baixo e voz) e Alemão (bateria), o trio tem se destacado em festivais pelo país, do tradicional Goiania Noise e à Virada Cultural, em São Paulo.

A banda lançou recentemente o álbum Nasceu, no qual mostra uma fórmula antiga, mas que sempre pode ser reinventada: rock com boas guitarras, tocada de maneira direta.
Fonte: Revista Guitar Player Brasil.







Marcio Tucunduva














Aqui está mais uma boa amostra de que o pop rock continua bem vivo e produtivo, apesar de longe da grande mídia. Marcio Tucunduva (voz, guitarra, violão) lançou o álbum Antimoderno. Embora haja momentos mais pesados, no geral, o groove e a pegada têm o sotaque do pop rock. O mais legal é que há muito de influência de MPB e música nordestina (baião rock?). A faixa-título serve de base para você sentir a salada que está prestes a experimentar. Entre a Cana e o tédio, Que sabe a Cabra? e A Amizade é a Mesma são alguns das melhores nos quesitos timbres, arranjos e detalhes. Em Olha Quanta coisa, Tucunduva foi a fundo em suas influências de Led Zeppelin (especialmente da canção When the levee Breaks). Antimoderno tem a fibra roqueira que esperamos e nada da falsidade do rock pré-fabricado por empresários-o que me leva a crer que não poderia ter ganhado título melhor.
Fonte: Revista Guitar Player Brasil.







Projeto Indireto














A parceria entre Augusto Nogueira e Jean Dolabella, ambos mineiros, não é de hoje. Já são várias colaborações desde que se conheceram, em 1995. A convivência deu corpo a um novo projeto, chamado Indireto. Mas a união entre o guitarrista da Scarcéus (banda que falarei mais a frente) e o ex baterista do Sepultura, duas bandas brasileiras de Rock e Heavy Metal, poderia fazer os desavisados suporem que é por estes estilos que trafegam neste trabalho. Contudo, os cenários musicais pelos quais nos conduzem são experimentais e inclassificáveis.
Fonte: Revista Guitar Player Brasil.







Infierno


















Criada em 98, pelos músicos André Moraes (guitarras), Denner Campolina (contrabaixo), Henrique Zumpichiatti (voz) e Alex Fonseca (bateria), a banda INFIERNO vem confirmando seu estilo musical New Metal, com um som pesado e de alta qualidade casado a letras inteligentes e expressivas, que esboçam uma vertente crítica, agressiva e otimista da realidade em que somos obrigados a viver. Em 2001 foi lançado o primeiro trabalho do Infierno pelo selo Órbita Music, produzido por Carlos Trilha (Stone Wall e Equilíbrio distante/Renato Russo) e co-produzido por Fernando Morello e o grupo. O CD leva o nome da banda e conta com 15 faixas, onde se destascam a música "Satélites" – da trilha do filme "Bicho de Sete Cabeças" e "Fresta", entre outras. As participações especiais ficam por conta do violão de Andréas "Sepultura" Kisser em "Sete" e do violoncelista Márcio Mallard na versão mais pesada que a banda fez para o clássico "Construção" de Chico Buarque.







Project 46





















Falando de New Metal, uma banda de um amigo meu que também postei sobre eles anteriormente está causando por aí muito interesse, com uma pegada forte e pesada e letras que retratam de forma crua a realidade ela vem calcando um espaço no cenário do Metal Brasileiro. Estou falando do Project 46.

Rapaz, e que disco sensacional este “Doa a Quem Doer”, lançado de forma totalmente independente pela banda, que toca um thrash metal moderno muito pesado e cheio de groove, com forte influência de hardcore, e até alguns elementos de death metal melódico em algumas passagens de suas excelentes composições. Lembram um pouco os melhores momentos do grande HATEBREED, mas mantendo um estilo próprio em suas composições.Após ter lançado um EP com 4 faixas em 2009, com letras em inglês, a banda resolveu mudar todo seu foco, passando a escrever letras em português, e chega a seu debut, produzido pela banda e por Adair Daufembach, que já produziu bandas como HANGAR, PONTO NULO NO CÉU, ACE4TRAYS e HOLINESS. Alias, a produção do trabalho esta perfeita, tanto em relação à qualidade musical cristalina e pesada, como a arte gráfica, muito bem feita.

O álbum foi primeiramente disponibilizado para audição integralmente no site da banda, sendo que agora a versão física esta chegando ao mercado.

Conforme dito, o álbum é todo cantado em português, o que da um toque especial ao som do conjunto. As letras são todas muito fortes e violentas, retratando temas atuais, exarados pelas vocalizações ferozes de Caio MacBeserra. O instrumental também é excelente, com riffs pesadíssimos e solos muito inspirados de Vinícios Castellari e Jean Patton, aliados a uma cozinha muito técnica e matadora, formada pelo baixo pesadíssimo de Rafael Yamada (também responsável por alguns vocais) e pela bateria destruidora de Guilherme Figueiredo.

O disco é todo excelente, sendo que o peso e a agressividade das composições são a chave do sucesso do conjunto. As pesadas e cheias de groove “Atrás das Linhas Inimigas” e “Impunidade” já abrem o disco mostrando toda a qualidade da banda. Além destas, destacam-se “Se Quiser”, cheia de grooves a lá PANTERA; a ultra agressiva “Violência Gratuita”; “Amanhã Negro”, que lembra em alguns momentos ARCH ENEMY; e a melhor de todas, “No Rastro do Medo”, uma obra prima da porradaria musical, cujos riffs beiram a perfeição.

Enfim, a banda lançou um debut matador, que esbanja atitude e determinação, parecendo que já estão na estrada há décadas, e tem tudo para trilhar o caminho do sucesso. Até agora, na minha opinião, a grande revelação de 2011, e este “Doa a Quem Doer” já está na minha lista de melhores lançamentos do ano.
Fonte: Doa a Quem Doer - Project46 - Resenhas de CDs http://whiplash.net/materias/cds/136330-project46.html#ixzz1lWDNxLgo







Lenzi Brothers















Outro Power Trio Também do Sul que mantem este visual Vintage e um som ímpar, o disco Fora de Estoque confirma a minha fé na cena de Santa Catarina.







La Carne















O La Carne surgiu de uma reunião de quatro amigos para uma jam session, em 1995. De lá para cá, são 14 anos de estrada, quatro álbuns lançados e muita personalidade sonora, lançaram recentemente o álbum Granada.







Scarcéus















Aqui está outra boa novidade emergindo em nosso rock. O Scarcéus trabalha a simplicidade com soluções e arranjos caprichados.
Fonte: Revista Guitar Player Brasil.







King Bird















Podemos dizer que no Brasil existem vários tipos de Heard Rock e o King Bird!.

Dentre tantas bandas, esse quarteto paulistano é um dos representantes mais sóbrios e talentosos do estilo, que ainda flerta com Southern Rock, Rock N' Roll, Blues e Heavy Metal.

Já se passaram quatro anos do segundo álbum, Sunshine (2008), e agora o grupo retorna com este EP de quatro músicas e nos dá uma pista de como será o próximo álbum.

A faixa título, assim como a capa, é uma homenagem ao grande Ronnie James Dio. A música traz elementos característicos da carreira solo do vocalista e dos imortais Black Sabbath e Raimbow, como bases pesadas, melodias marcantes, solos inspirados e vocais épicos.
Fonte: Revista Roadie Crew







Banda do Sol















Ouvir a Banda do Sol dá um certo quê de nostalgia. Lembra os anos do rock progressivo no Brasil, os anos de 1970. Mas Tempo logo nos puxa para a década atual, afinal, a produção está impecável. A mixagem foi feita por Billy Sherwood (ex-Yes), que também toca guitarra em duas das melhores faixas do disco, Fabito e Sinal da Liberdade. O som do grupo traz pitadas de música brasileira ( um quê de 14bis e O Terço) e do rock progressivo gringo, fortemente norteado por Rush e Yes.
Fonte: Revista Guitar Player Brasil.







Kiara Rocks












Kiara Rocks é uma banda formada em 2007 por 5 amigos que queriam o que toda banda quer, mudar a história do rock. A banda formada por Cadu Pelegrini(Voz e Guitarra), Anselmo Fávaro(Guitarra), Jason JR.(Guitarra), Juninho(Baixo) e Greg Weber(Bateria), ja tem o nome registrado entre as melhores bandas independentes. A tragetória de sucesso começa quando em 2008 a banda participa do programa Astros(SBT) sendo finalista mas infelizmente não a vencedora. A história se repete em 2009, não sendo vencedora mas arrancando elogios dos jurados do programa. Em Agosto de 2009 a banda lança seu primeiro CD, titulado com o próprio nome Kiara Rocks, no mesmo ano, a banda lança o videoclipe da música "Ultimos Dias", um clipe que está fazendo um enorme sucesso na MTV. Em 2010 o vocalista Cadu Pelegrini participa do Reality show Solitários (SBT), no qual também foi finalista mas não campeão.

O novo CD da banda Kiara Rocks, Todos os meus passos, foi produzido pelo baterista Matt Sorum (The Cult, Guns and Roses e Velvet Revolver) e conta com as participações de  Tracii Guns,Sebastian Bach e do próprio Matt Sorum. Ouvi o CD na página oficial da banda: http://www.kiararocks.com.br./  Um ótimo trabalho Hard Rock de qualidade, letras em português que tratam de conflitos pessoais e claro de amor, um bom cantor e um representante do novo cenário do Rock Independente de nosso país.
Fonte: Kiara Rocks - Matérias e Biografias http://whiplash.net/materias/biografias/112658-kiararocks.html#ixzz28iGla3hL







Macaco Bong














Macaco Bong é uma banda de rock instrumental brasileira, oriunda de Cuiabá, Mato Grosso. Começou como um quarteto em 2004 e em 2005 se transformou em um power trio (guitarra, baixo e bateria). Lançou um "álbum virtual" - não gravado em mídia física, distribuído gratuitamente, incluindo encartes e making of - pela Trama; este álbum despertou a atenção de críticos profissionais da área. A banda também recebeu críticas positivas da revista Rolling 
Stone e no Caderno 2 do Estadão.

A banda teve a música "Fuck You Lady" incluída em uma coletânea de bandas independentes brasileiras lançada em 2008 pela revista francesa Brazuca. Amendoim conquistou 6º lugar no ranking de melhores músicas nacionais de 2008 eleito pela Revista Rolling Stone.

Em 2011 a banda lançou o EP Verdão e Verdinho que conquistou o Prêmio Dynamite de melhor álbum de música instrumental no ano de 2012.

This is Rolê, o terceiro disco da banda, foi lançado em Setembro de 2012. Gravado e produzido em Belo Horizonte, conta com a participação do mineiro compositor, pianista e arranjador ex-Mutantes Túlio Mourão.

Integrantes:

Bruno Kayapy (guitarra)
Ynaiã Benthroldo (bateria)
Grabriel Murilo (baixo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.







Sioux 66














O Sioux 66 foi formado em 2011, por Igor Godoi (vocal), Fabio Bonnies (baixo), Fernando Mika (guitarra), Bento Mello (guitarra) e Gabriel Haddad (bateria) com o intuito de resgatar a atitude Rock N’ Roll característica das bandas que os influenciam como Ramones, Guns N’ Roses, Aerosmith, Kiss, Alice Cooper, porém com letras em português.

Desde o lançamento do primeiro trabalho, um EP com 4 músicas, a banda tocou nas principais casas do cenário Rock paulistano e foi convidada a fazer a abertura do show da banda sueca Crucified Barbara no Inferno Club. No início de 2013 o Sioux 66 representou o Brasil na fase final da batalha de bandas do Sweden Rock Festival.

O Sioux 66 lançou seu primeiro trabalho completo que foi produzido por Brendan Duffey e Adriano Daga no Norcal Studios. O disco conta com 12 faixas e traz a participação especial da lenda do Rock, o guitarrista do Sepultura, Andreas Kisser, na faixa “Uma Só Vez”.terei o prazer de divulgar.

2 comentários: