quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

SOUL MUSIC (PARTE 4) - INA FORSMAN - MAIS UM GRANDE NOME DO ESTILO NA ATUALIDADE























Ina Forsman é uma cantora de Rhythm Blues e Soul finlandesa, que lançou seu álbum de estreia agora em 2016. O arsenal de Ina, conta com a força do soul-blues de grandes canções sobre dissolução e da redenção. Ao crescer em Helsinque, na Finlândia, ela sempre esperava que ela tomasse o seu lugar.

"Eu tinha seis anos quando eu disse pela primeira vez em voz alta que eu queria ser uma cantora. Minhas influências remontam ao tempo em que minha tia me deu meu primeiro álbum de Christina Aguilera, quando eu tinha sete anos. Para mim, um grande cantor é alguém que tem poder em sua voz e não tem medo de usá-lo, em todas as suas cores e tons".

No entanto, o álbum de estréia de Ina vai muito mais longe do que uma caixa de voz dada por Deus. Estas onze canções falam de uma artista que vive e respira o blues, desde a idade de dezessete, recebeu orientação no gênero da lenda harmônica finlandesa Helge Tallqvist. "Helge foi a primeira pessoa que introduziu o blues para mim", ela lembra. "Ele me levou ao estúdio e juntou a nossa banda. Não há palavras suficientes para descrever o quanto eu aprendi com ele. Tanto sobre música, mas também sobre organizar shows, fazer a papelada chata, e vida em geral. "



































Talvez a lição mais crucial que Ina tirou de seu mentor era que a música tem que ser uma expressão pessoal. Como tal, enquanto suas primeiras setlists dependiam de covers, para seu álbum de estréia, ela escreveu todas as letras,  "Para mim", ressalta Ina, "é muito importante soar original. Não há outra maneira para mim, do que escrever as músicas sozinha. Eu tenho uma história e ninguém mais pode dizer isso como eu.

"Todas as músicas são sobre o amor e seus altos e baixos", acrescenta. "Eles têm uma história por trás deles e são muito pessoais para mim, embora alguns sejam mais graves e mais profundos do que outros. Por exemplo, a música "Pretty Messed Up" é uma última carta de amor para meu ex-namorado, e "Bubbly Kisses" é sobre sexo bêbada.


























Quanto à direção musical, não havia limites. "Quando eu comecei a procurar inspiração para este álbum, eu procurei por música nova em todos os lugares. Eu fui para lojas de discos, no YouTube, Spotify, em todos os lugares possíveis onde eu poderia encontrar algo que eu não ouvi antes. Principalmente, escutei discos de soul e blues - artistas como Donny Hathaway, Aretha Franklin e Sam Cooke - então essa idéia de um álbum de blues se transformou em um álbum de soul / blues. Principalmente, ele só saiu dessa forma, sem muito planejamento ou tentando obter uma vibração específica. "






















Quando chegou às sessões do álbum, Ina também olhou para a América, especificamente em Wire Recording em Austin, Texas, onde sua banda incluía Laura Chavez e Derek O'Brien (guitarras), Nick Connolly (piano / órgão), Russell Jackson (baixo) E Tommy Taylor (bateria) - além de harpa do convidado Helge Tallqvist e o Sax de The Texas Horns, liderada pelo produtor/saxofonista Mark 'Kaz' Kazanoff. "Fiquei tão feliz o tempo todo", lembra-se. "A semana que passei em Austin vai ser a minha memória favorita por um longo tempo. Eu trabalhei com muita gente incrível e talentosa, em uma linda cidade do outro lado do planeta, de onde eu moro. Um tempo atrás, eu não me atrevia nem sonhar com algo assim. Trabalhamos muito, e depois de cada dia eu estava mais cansada - mas também mais animada para voltar ao estúdio."


























Você pode ouvir a alegria nos resultados. Numa época em que a maioria dos álbuns de blues são dominados pela guitarra, a estréia de Ina realmente oscila, evocando uma brassy sessão soul-blues de uma época passada, mas imbuída com a atitude moderna da cantora. "Todas as minhas canções favoritas sempre tiveram piano ou sax sobre elas", ela diz sobre a instrumentação variada. "O piano e o saxofone são os meus instrumentos preferidos, por isso ficou óbvio desde o início."






















Com um clássico álbum de estréia em seu bolso traseiro e grandes planos de turnê internacional em andamento, muitos estão inclinando Ina Forsman como a artista inovadora de 2016. Quanto à própria cantora, ela prefere ignorar as previsões, viver no momento e deixar sua criatividade tomar a liderança.
Fonte: www.inaforsman.com (Site oficial)

Discografia

Ina Forsman – Ina Forsman (2016)
























Faixas do álbum:
1. Hanging Loose
2. Pretty  Messed-up
3. Bubbly Kisses
4. Farewell
5. Don’t hurt me now
6. Talk To Me
7. Now You Want Me Back
8. Devil May Dance Tonight
9. Before You Go Home
10. No Room For Love
11. I Want a Little Sugar in my Bowl








Nenhum comentário:

Postar um comentário