sábado, 15 de agosto de 2015

RIMBAUD E JIM MORRISON OS POETAS REBELDES - WALLACE FOWLIE (DICA DE LIVRO)


Em 1968, o fundador e vocalista da banda de rock The Doors, Jim Morrison, escreveu para Wallace Fowlie, estudioso da literatura francesa e professor da Duke University, Morrison agradecia a Fowlie pela tradução inglesa da obra completa de Rimbaud. Ele precisava da tradução, dizia, porque "não leio tão bem o francês... Sou cantor de rock e seu livro me acompanha nas turnês". Quatorze anos mais tarde, quando ouviu pela primeira vez a música do The Doors, Fowlie reconheceu a influência de Rimbaud nas letras de Morrison.

Em Rimbaud e Jim Morrison, Fowlie, um mestre da literatura de memórias, reconstitui a vida dos dois jovens poetas de um ponto de vista pessoal. Por terem vivido histórias tão semelhantes, configura-se aos olhos do leitor uma impressionante simetria, marcada por uma lógica muito mais rica do que o simples fato de terem ambos levado uma vida plena de excessos e de terem feito sua poesia brotar da ânsia de liberação do "eu". O resultado é uma instigante análise do nexo entre um excepcional simbolista francês que abandonou a poesia aos vinte anos e morreu jovem - cujos poemas continuam sendo lidos avidamente até hoje - e um roqueiro americano cuja carreira, meteórica, galvanizou uma geração inteira e continua fascinando milhões de fãs no mundo inteiro, mesmo após sua morte em Paris, há 44 anos.

Nesse duplo retrato, Fowlie disseca as afinidades e semelhanças entre as tradições literárias europeias, o rock americano e a cultura jovem do final do século XX.

Uma visão pessoal acerca de duas figuras extraordinárias e emblemáticas da cultura mundial, este livro é também o breviário das reflexões de um erudito sobre sois artistas.

"O Poeta torna-se vidente através de um longo desregramento de todos os sentidos."
Rimbaud

Rimbaud e Jim Morrison - Wallace Fowlie
Editora Elsevier


Nenhum comentário:

Postar um comentário