sexta-feira, 28 de junho de 2013

MORCEGOS NEGROS - LUCAS FIGUEIREDO (DICA DE LIVRO)

Um tempo atrás publiquei algumas dicas de livros e um destes livros é Morcegos Negros de Lucas Figueiredo, e na atual situação política de nosso país com todas estás manifestações achei conveniente indicar está leitura. A obscuridade que há por trás das cortinas do poder é minuciosamente exposta nesta obra que infelizmente não consegui acha-la em nenhuma reedição mas nos melhores Sebos você ainda pode encontrá-lo. Infelizmente acredito que a prática criminosa explícita no livro ainda é realidade nos dias atuais:

Morcegos Negros: PC Farias, Collor, Máfias e a Historia que o Brasil não conheceu.
Lucas Figueiredo   

MORCEGOS NEGROS 
Um bilhão de dólares. Segundo a Polícia Federal, foi este o montante obtido pelo chamado Esquema PC durante o governo Collor. E para onde foi este dinheiro? Para Genebra, Roterdã, Zurique, Londres, Montevidéu, Nova York e Miami. Isso é o que mostra um até agora inédito fluxograma preparado pela PF com informações fornecidas por autoridades italianas. Em seu mais ousado lançamento de não-ficção deste ano, a Editora Record coloca em suas mãos MORCEGOS NEGROS, do jornalista Lucas Figueiredo, um detalhado dossiê - repleto de informações precisas, com bancos, agências e números de contas bancárias - desta verdadeira máquina de corrupção. Dezembro de 1992. Os escândalos no governo levam o presidente da República, Fernando Collor de Mello, a ser destituído do cargo pelo Senado e a ficar oito anos impedido de se candidatar a cargos públicos. Nas ruas, o povo comemora e canta o Hino Nacional, com a certeza de que um novo Brasil está nascendo.

Uma pergunta, no entanto, ficou sem resposta: onde foi parar o dinheiro que o Esquema PC faturou durante o governo Collor? MORCEGOS NEGROS responde. Agosto de 2000. Menos de oito anos depois do impeachment, sem nunca ter sido condenado pela Justiça, Fernando Collor volta à cena política nacional. O empresário alagoano Paulo César Farias, ex-tesoureiro de campanha de Collor, está morto, mas o dinheiro arrecadado em nome do ex-presidente nunca foi recuperado. Durante quatro anos, o jornalista Lucas Figueiredo, repórter da Folha de S. Paulo desde 1994, buscou pistas para decifrar os mistérios do Esquema PC. Nesse período, reuniu provas na Itália, na Suíça, nos Estados Unidos, na Argentina e no Uruguai - e também em Alagoas, é claro - que revelam que os negócios do ex-tesoureiro de Collor iam muito além de corrupção. Em MORCEGOS NEGROS, Lucas Figueiredo mostra que o Esquema PC tinha conexões com o crime organizado internacional. Vasculhando documentos sigilosos no Brasil e no exterior, o jornalista teve acesso a dados referentes às movimentações financeiras entre PC Farias e seus parceiros: mafiosos italianos pertencentes a uma das maiores redes internacionais de narcotráfico. 

São transações frenéticas, feitas em quase uma dezena de países espalhados por três continentes. MORCEGOS NEGROS também revela como as instituições brasileiras tiveram acesso a muitas dessas informações e, mesmo assim, deixaram impunes crimes que vão de tráfico de drogas a assassinato - incluindo o de PC Farias e sua namorada, Suzana Marcolino. Ao final do livro, o leitor poderá concluir por que o dinheiro do Esquema PC nunca foi recuperado - apesar de parte dos recursos ter sido identificada em contas bancárias no exterior, conforme mostra o revelador fluxograma preparado pela PF a partir de informações fornecidas pela Itália.

O leitor saberá ainda como Collor conseguiu atravessar os oito anos do seu exílio político de forma suave e sem problemas financeiros. E também saberá como ele prepara sua volta. Mineiro de Belo Horizonte, 31 anos, Lucas Figueiredo é repórter da Folha de S. Paulo desde 1994, trabalhando em São Paulo e Brasília. Especializou-se em coberturas investigativas, e participou, com destaque, da apuração de diversos casos de repercussão nacional, como o escândalo do Sivam, o tráfico de influência na privatização da Telebrás, o massacre de Eldorado de Carajás e diversos episódios de desvio de dinheiro público.

Começou a investigar os negócios de PC Farias e Fernando Collor depois de participar da cobertura da morte de Paulo César em Maceió, em 1996. Em março de 1997, revelou, em reportagens publicadas na Folha, a existência de transações financeiras entre Paulo César Farias e mafiosos italianos pertencentes a uma das maiores redes internacionais de narcotráfico. "Foi direto ao topo da lista de VEJA, na categoria de não-ficção. Repórter do jornal Folha de São Paulo, Figueiredo fez um trabalho de investigação respeitável." - Revista Veja "O livro detalha uma extensa operação de lavagem de dinheiro e corrupção que inclui Brasil, Itália, Argentina, Suíça e as conexões colombianas do narcotráfico" - Lena Frias, Jornal do Brasil "MORCEGOS NEGROS, livro do jornalista Lucas Figueiredo, reúne a trupe de Collor em seu habitat mais apropriado: as páginas de uma novela policial. (...) O livro convida o leitor para se demorar mais à mesa, ornada com informações que costumam ser sonegadas pelo jornalismo diário." - Josias de Souza, Folha de S. Paulo "MORCEGOS NEGROS seguramente passa a representar leitura obrigatória para se compreender, no Brasil, as ligações entre o crime organizado e o poder político." - Wálter Fanganiello Maierovitch, Carta Capital.

"As melhores idéias nascem dos escombros, de resto as estruturas já estão bem arquitetadas."
Igor Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário