segunda-feira, 3 de junho de 2013

CORAÇÕES SUJOS - FERNANDO MORAIS (DICA DE LIVRO)






















Este foi o segundo livro que li de Fernando Morais, hoje o meu preferido dele, li na época de seu lançamento e fiquei extasiado e muito envolvido com essa obra, o livro posteriormente virou filme e foi até melhor do que a adaptação de outro livro de Morais: 'Olga', ambos os filmes não dão conta do recado e por isso eu recomendo que leiam os livros.

Sinopse:
Corações Sujos é um livro de Fernando Morais, no estilo jornalismo literário, publicado em 2000 pela Companhia das Letras. Venceu o Prêmio Jabuti de Melhor Reportagem em 2001. 

A obra é primariamente sobre a Shindo Renmei, um grupo paramilitar da colônia japonesa no Brasil que se recusava a acreditar na rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial. Além de criar notícias falsas ou manipular verdadeiras para dar a impressão que o Japão estava empreendendo uma campanha vitoriosa, entre 1946 e 1947 os membros do grupo mataram 23 imigrantes que aceitaram a derrota - a quem a Shindo Renmei se referia como makegumi, japonês para "coração sujo". Também conta a história da imigração japonesa, e uma investigação sobre o nacionalismo japonês.

Morais passou cinco anos pesquisando sobre o livro, realizando centenas de entrevistas com sobreviventes e parentes.

A obra também foi adaptada para o cinema pelo cineasta Vicente Amorim, mas o filme adapta a história concentrando eventos em uma cidade fictícia seguindo um pequeno número de personagens.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário