segunda-feira, 13 de maio de 2013

SOMOS TÃO JOVENS



Assisti o Filme Somos Tão Jovens e vou deixar aqui a minha impressão: O ponto maior do filme que narra a juventude de Renato Russo até chegar a Legião Urbana é a interpretação de Thiago Mendonça no papel do protagonista, ele além de encarnar Renato ele cantou de verdade e as reconstituições das apresentações ao vivo do Aborto Elétrico, do clima dos anos 70 de Brasilia e das histórias que nós fãs conhecemos agora com imagens, realmente enchem nossos olhos e ouvidos.  Minha história em particular com a Legião parte já de uma segunda fase da banda, que seria dos finais dos anos oitenta para o começo dos 90, ir na casa de amigos para ouvir  faroeste caboclo para aguardar as frases com palavrões e a galera toda delirar marcou a minha pré adolescência. Depois a Legião realmente tornou-se uma escola pra mim e muitos dos amigos músicos que eu conheço, foi tocando Legião que aprendemos os primeiros acordes, as letras de Renato falavam diretamente com a nossa juventude da época, ele era como um irmão mais velho, realmente de uma legião de meninos e meninas que estavam ali a se questionarem e usando  as palavras de Renato para entenderem a vida, o país e as questões do coração. O filme foi fiel a meu ver a figura de Renato em sua juventude e também a cena do Rock de Brasília que nasceu dali, daquele rapaz franzino, mulato e de uma voz incrível e uma sensibilidade pra dizer o que a gente quer ouvir em uma música, seja ela protestando e questionando a nossa política, seja ela contando uma história de amor entre um casal totalmente diferentes um do outro ou falando de amor e dor com lirismo e muito conhecimento de causa. O filme tem uma boa produção, filmes biográficos sobre músicos Brasileiros está se tornando algo possível, a história de Cazuza já foi mostrada nas telonas, a de Renato acredito eu que terá mais um filme pra dar continuação a sua história, já tivemos a vida de Raul Seixas em um grande documentário e outros documentários ótimos sobre a nossa produção musical. Recomendo o filme como também recomendo aos mais jovens a ouvirem Legião, porque Legião Urbana é história. E como diria Jim Morrison:

"O bom dos filmes é que não existem espertos. Qualquer um pode assimilar a história do filme sozinho, o que não acontece em nenhum dos outros tipos de arte. Não há espertos, então na teoria, qualquer aluno sabe tanto quanto o professor."(Jim Morrison, 1969)


Sinopse:

Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.


            

Nenhum comentário:

Postar um comentário