sexta-feira, 27 de abril de 2018

O ROCK INDEPENDENTE BRASILEIRO (PARTE 33)







Lucian Araújo

























Lucian Araújo é o novo bluesman dos pinheirais.

Guitarrista da banda curitibana Cavernoso Viñon lança primeiro disco, gravado ao vivo em uma cabana na Serra do Mar.
Sandro Moser  [03/08/2015]

Parece aquelas lendas sobre “maldição do blues”. Na mesma semana em que roubaram sua viola caipira (uma Giannini Tropicália, da década de 1960), foi furtado um laptop com os arquivos das filmagens do dia em que o bluesman Lucian Araújo tocou numa sessão de gravação de seis horas dentro de uma cabana, ao pé do Morro do Canal, na serra do Marumbi, em Piraquara.













Se não sobraram imagens, a gravação na base da “viola, voz e sapato” comandada pelos produtores Sanjai Cardoso, o Siri, e André Scheinkmann conseguiu captar a força dos blues de Lucian ao vivo e virou o disco de oito faixas (“Lucian”).






















Para Lucian, sua música pode ser definida como “blues brasileiro”, e o lançamento deste primeiro disco funciona como um “grito”. “Tenho vivido como um operário da música, tocando muito a qualquer momento e em qualquer lugar. Isso é bom, mas percebi que tinha que investir e organizar o meu trabalho”, avalia.

No disco, Lucian canta clássicos como “Poor Boy” e “You Gotta Move” e quatro blues de sua autoria. Há ainda uma versão blueseira do samba “Cordas de Aço”, de Cartola. “As letras do Cartola são os maiores blues que eu já ouvi”, diz. “O blues é um lamento dos africanos escravos que vieram para a América. Então, tem blues nos Estados Unidos, Cuba, Jamaica e Brasil, cada lugar à sua maneira. O samba tem a mesma conexão africana, a mesma métrica do blues”, teoriza.






















Nascido e criado no Santa Cândida, zona Norte de Curitiba, Lucian tem a música no sangue, herdada dos avós nordestinos fãs de Luiz Gonzaga e dos pais fãs de heavy metal. Fanático por blues “desde que se entende por gente ”, Lucian começou a tocar ainda adolescente em bandas de rock sessentista. Já passou por grupos como Escambau e Rock Steady City Firm e ainda é o guitarrista do Cavernoso Viñon.





























Nos últimos tempos, porém, tem se destacado no circuito de bares de Curitiba como frontman de sessões de blues. Sua técnica particular na guitarra, o vozeirão que mistura Leadbelly e Tim Maia e o visual elegante e estiloso (cabelo black power, bigodinho fino e ternos retrô) são impossíveis de não se notar.






















Com o disco na mão, o bluesman dos pinheirais planeja agora ganhar o mundo. Quero passar minha vida inteira tocando e vivendo disso. Não quero depender de esquemas, leis. Prefiro viver suando, sem fazer concessões. Vou pegar meu disco e me enfiar pelo mundão e o que vier é lucro.”
Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/

Discografia:

Lucian Araújo – Lucian Araújo (2015) - EP


































El Efecto






















Um dos principais nomes da cena independente carioca dos anos 2000, El Efecto celebra 16 anos de trajetória independente lançando seu quinto álbum de estúdio: "Memórias do Fogo". O trabalho evidencia o aprofundamento do projeto da banda, e apresenta mais um caldeirão de ritmos onde se misturam a pesquisa musical e o engajamento político.

Formada em 2002, na cidade do Rio da Janeiro, El Efecto tem o ecletismo como marca do seu som. As composições são mergulhos nas mais distintas tradições e gêneros musicais, revisitados a partir de uma perspectiva contemporânea.






















De maneira geral, a estética da banda é a do rock. Mas a utilização de instrumentos como cavaquinho, violão, viola caipira, trompete, clarinete, flautas e percussões sintetiza a tentativa de fugir dos rótulos e caminhos pré-determinados. O resultado disso é uma unidade onde se conjugam o lirismo e a contundência, uma mescla de climas onde se destaca a forte presença da música brasileira e latinoamericana.





























As letras propõem interpretações críticas das atitudes individuais e coletivas, movimentando-se entre a angústia e a esperança, o pessimismo da razão e o otimismo da luta. Não se trata de pensar a arte como um escape para as frustrações de uma vida resignada, mas sim de tomá-la como um estímulo, um ponto de partida para questionamentos e - por que não? - transformações concretas.


















Essa característica se faz presente em “O Encontro de Lampião com Eike Batista”, faixa de tons épicos, inspirada na literatura de cordel, que viralizou nas redes sociais em 2012, trazendo projeção nacional para a discografia da banda. Em junho de 2013, El Efecto foi indicado como Melhor Grupo de Rock no Prêmio da Música Brasileira. "Pedras e Sonhos", álbum da faixa viral, foi considerado um dos três melhores discos do gênero.


























Desde então, a banda vem expandindo seu público em apresentações por todo o país e algumas incursões internacionais no Equador, Argentina, Portugal e Espanha.


























Após um hiato de um ano, dedicado à produção e gravação do novo álbum, El Efecto se prepara para o lançamento de "Memórias do Fogo", previsto para março de 2018. Para esse novo ciclo, a banda se amplia, fixando-se no formato de sexteto.


























O disco é um painel poético que evoca expressões coletivas da cultura e da resistência. Cada canção se pretende uma chama, um chamado às “Memórias do Fogo”.






















Todas as músicas do El Efecto estão disponibilizadas na internet e podem ser baixadas de forma gratuita, fato que corrobora com o objetivo de ampliar ao máximo a difusão do trabalho, para que a mensagem, ideias e os ideais circulem e o debate continue.
Fonte: Site Oficial: http://www.elefecto.com.br/





























Formação:

Bruno Danton (voz, violão e viola)
Cristine Ariel (guitarra, cavaquinho e voz)
Eduardo Baker (baixo)
Gustavo Loureiro (bateria)
Tomás Rosati (voz, cavaquinho e percussão)
Tomás Tróia (guitarra e voz)

Discografia

Como Qualquer Outra Coisa (2004)
























Cidade das Almas Adormecidas (2008)
























Pedras e Sonhos (2012)
























A Cantiga É Uma Arma (2014)
























Memórias do Fogo (2018)
























Ao Vivo no Méier (2018)
































Laranja Oliva 



















Laranja Oliva brotou na cidade de Limeira, interior de São Paulo. Sem um gênero definido, a proposta da banda sempre foi fundir e experimentar novos ritmos e estilos, flertando com a sonoridade brasileira. Em 2014 lançou o seu primeiro álbum, “Arroz, Feijão e Mistura” e agora apresenta “Carta da Terra” para o público com músicas autorias. O grupo é formado por Sergio Moreira (voz), Guilherme Escafandro (guitarra), Thiago Val (teclado e voz), Bruno Bertoni (baixo) e Victor Bertoni (bateria)


















Laranja Oliva lança disco multisonoro que convida a pensar um novo mundo
Por iG São Paulo | 23/02/2018 05:00 - Atualizada às 23/02/2018 11:56

"Carta da Terra" é o segundo álbum de estúdio da banda; confira a resenha
Ao som do Didjeridu, um instrumento de sopro originário da Austrália, mais especificamente dos aborígenes da região, a banda Laranja Oliva convida a todos para vivenciar um novo mundo através de uma imersão musical repleta de sonoridades. “ Carta da Terra ”, o segundo álbum da banda, faz referência à declaração de princípios éticos da ONU destacando a importância de viver em harmonia com nós mesmos e com a natureza. A primeira canção, intitulada Carta , já traz a proposta do disco: “A paz é o equilíbrio do movimento e não a ausência do movimento”.























Produzido por Hugo Silva, o novo disco de Laranja Oliva é um caldeirão de influências musicais. Do reggae ao rock, do rap ao acústico, do funk ao maracatu, a banda decidiu unir o melhor da sonoridade brasileira para tratar de temas como amor, sustentabilidade, crises ambientais, conexão com a natureza e a conexão humana. O disco é composto por dez faixas e três interlúdios – todos incluindo fragmentos de textos de Leonardo Boff.





























Algumas canções do novo trabalho chamam atenção, como Plástico , um rock progressivo que transparece as consequências da produção em massa de diversos materiais, como o aquecimento global: “a terra tá suando plástico”, afirma o refrão da canção. Alface , por sua vez, traz uma sonoridade mais leve, mas para chamar atenção à agricultura, em que o rock e o reggae se fazem presentes. Rocha é uma das canções mais pesadas do disco – mas que traz também um pouco do funk carioca – em que um manifesto desesperado é cantado.


























Entretanto, não são apenas questões sociais que estão presentes no disco. A calmaria chega em Espiral , uma canção melódica em que a voz e violão  se fazem presentes retratando um amor complicado, que vai se transformando à medida em que à canção começa a flertar com o rock progressivo. Entre uma canção e outra, “Carta da Terra” é uma homenagem à uma utopia, em que a realidade, por mais devastadora que às vezes possa parecer, é o combustível da criatividade e é capaz de apresentar um outro e novo lugar.
Fonte: Gente - iG @ http://gente.ig.com.br/cultura/2018-02-23/laranja-oliva-carta-da-terra.html

Discografia

Arroz, Feijão e Mistura (2014)
























Carta da Terra (2018)



































Nenhum comentário:

Postar um comentário