sábado, 24 de março de 2018

O ROCK INDEPENDENTE BRASILEIRO (PARTE 32)











Velotroz

Sob forte influência da música brasileira dos anos 70, do rock’n’roll e dialogando com as tendências musicais contemporâneas a VELOTROZ é uma banda única naquilo que se propõe fazer. Desde o seu início, em 2007, a banda vem conquistando sua própria sonoridade ousada, atemporal, energética, madura, diversa, que remete a suas influências, porém com seu colorido timbrístico e identidade e atitude interpretativa singular.

As letras da VELOTROZ tratam de relações entre pessoas, da natureza, da liberdade, da tecnologia, do tempo, do cotidiano, tudo de modo particular (com uma perspectiva particular / com um olhar particular). Apresentam tais temas à luz do século XXI, inseridos no contexto atual com todas as suas problemáticas e dúvidas, todo espanto e revelação daquilo que ainda estamos descobrindo como lidar, com os novos modos de sentir e entender.

Vencedora por unanimidade de júri do Desafio das Bandas em 2011, promovido pelo Jornal A Tarde, a banda se destacou pelo seu trabalho e tem participado de importantes projetos locais, como o Encontro de Compositores, o festival Sanguinho Novo (liderado pela banda Cascadura), o Vila do Rock  (homenagem do Teatro Vila Velha ao mês do rock em 2011) e o Vila da Música (desdobramento do Vila do Rock).














Em 2007 a banda gravou seu primeiro disco demo, o “Duas e Meia”, seguido pelo disco “Parque da Cidade” (2009). Em 2012 lançou o EP “A Banda do Futuro apresenta: Espelho de Sharmene”, gravado pelo produtor musical Jorge Solovera. O prêmio conquistado pelo festival Desafio das Bandas, proporcionou a VELOTROZ a gravação de um disco produzido pelo experiente produtor musical Tadeu Mascarenhas, no estúdio Casa das Máquinas, com lançamento previsto para o final de 2012. O projeto simboliza a fase mais madura da banda.

A banda é formada pelos viajantes Giovani Cidreira (voz e violão), Tássio Carneiro (guitarra e teclado), Silvio de Carvalho (guitarra), Caio Araújo (contrabaixo), Maicon Charles (bateria) e Filipe Castro (percussão), chamando atenção do público e dos críticos com seus shows sempre frenéticos e contagiantes.

A banda Velotroz é de Salvador (BA) e foi formada em Janeiro de 2007. Após algumas mudanças, atualmente compõe a banda Tássio Carneiro, Giovani Cidreira, Caio Araújo, Felipe Cerqueira e Maicon.















INICIO
De acordo com Tássio, a banda teve vários "cabeças", pois segundo ele o inicio foi uma convergência de idéias, na verdade nem todos se conheciam e por acaso acabaram se reunindo e criando a banda Velotroz.

- O que nos uniu foram amigos em comum. Por exemplo, eu tinha a idéia de dar início a um projeto com Eric (ex-tecladista da banda), que simultaneamente tinha uma banda com Jeferson e Danilo (ex-baterista e ex-guitarrista, respectivamente). Danilo tinha a idéia de começar outro projeto com Giovani. Por fim, acabamos nos juntando. Meio confuso, né? – Conta Tássio.

O NOME
Tássio explica que o nome Velotroz foi inspirado em uma lembrança dele, uma aula em que o professor contava alguma história e menciona que tinha um velotrol. Foi então que o nome Velotroz surgiu na imaginação de Tássio, que anotou a palavra no fundo do caderno.

INFLUÊNCIAS
Perguntado sobre influências e o estilo musical da banda, Tássio diz que eles escutam de tudo um pouco, mas ressalta que a maior influência é a MPB dos anos 1970 e o rock inglês.

- A gente sempre se perde na definição do "estilo" da banda, porque ouvimos tanta coisa e tem tanto a ser agregado ao som, que seria um desperdício se limitar nesse sentido. É quase rock, quase MPB. – Explica Tássio.

PROCESSO DE CRIAÇÃO
Segundo Tássio, não há um processo de criação padrão na banda, normalmente cada integrante apresenta uma melodia ou o esboço dela e a partir dessa idéia os demais vão trabalhando a musica em conjunto.

- A nossa inspiração vem do cotidiano, das coisas que a gente observa que estão acontecendo ao nosso redor, na cidade. Salvador é uma fonte inesgotável para temas de canções. Também a relação entre as pessoas, enfim. – Conta Tássio.

TRABALHOS GRAVADOS
A banda Velotroz tem um EP, que foi lançado em agosto de 2009, intitulado "Parque da Cidade" com oito músicas. Atualmente eles estão gravando algumas músicas novas que farão parte de um novo disco, que pretendem lançar ainda neste ano.
Fonte: http://www.jorps.net/

História do Tempo é o mais recente álbum da banda Velotroz. Com uma sonoridade única, o grupo liderado por Giovani Cidreira.

Discografia

Parque da Cidade (EP) - 2009
Banda do Futuro Apresenta: Espelho de Sharmene (EP) - 2012
História do Tempo (2015) 








Nevilton 




























Banda brasileira da cidade de Umuarama, PR, Nevilton foi formada em 2007 por Nevilton de Alencar (guitarra - voz) e Tiago Lobão (baixo - voz), após ambos passarem alguns meses em Los Angeles (EUA). Com o baterista Éder Chapolla, o trio apareceu sob influências de bandas como Beatles, Graforréia Xilarmônica, Pixies, Cake, Los Hermanos, Foo Fighters e Pavement.Em 2011, o Nevilton lançou 'De Verdade', o primeiro álbum completo do trio, que passou a se apresentar com um novo baterista, Flipi Stipp. 'Sacode!', o segundo álbum, saiu em 2013.

Nevilton lançou em fevereiro de 2010 o EP 'Pressuposto', trabalho muito bem comentado no cenário independente brasileiro, no qual a banda se estabeleceu fazendo shows em diversas cidades.  'Pressuposto' teve como destaque a faixa "O Morno", eleita pela revista Rolling Stone Brasil como a 2ª Melhor Música Nacional do ano de 2010.





























Em 2011, o Nevilton lançou 'De Verdade', o primeiro álbum completo do trio, que passou a se apresentar com um novo baterista, Flipi Stipp. 'Sacode!', o segundo álbum, saiu em 2013.


























Em 2017, a banda lançou 'Adiante', álbum que traz a formação da banda composta por  Nevilton, Tiago Lobão (baixo) e André Dea (bateria) e participações de Esdras Nogueira (Ex-Móveis Coloniais de Acaju), Thadeu Meneghini (Vespas Mandarinas) e Jajá Cardoso (Vivendo do Ócio).
Fonte: http://www.muzplay.net













Discografia

Pressuposto (2010)
De Verdade (2011)
Sacode! (2013)
Adiante (2017)








Mário Ghanna























Após concorrer ao Grammy Latino, ao prêmio Multishow, prêmio de Música Catarinense e conquistar a estatueta de ‘Melhor Álbum Latino’ e ‘Melhor Artista Latino”, no The Akademia Music Awards, prêmio americano voltado à música independente, Mario Ghanna apresenta suas composições e o som que vem lhe destacando. 

Depois de 'Manual de festa do rei do traje invisível', álbum lançado em 2017, Ghanna traz seu disco ao vivo 'Meio blues, meio samba - ao vivo em Curitiba'. 


























Suas influências de blues e música brasileira se destacam no show, que vem também em DVD a ser lançado nas redes sociais. "É blues na veia e música brasileira na alma", afirma Mario.

Com a a estatueta de ‘Melhor Álbum Latino’, pelo CD "Lírios", no The Akademia Music Awards, prêmio americano voltado à música independente, o cantor mostra que é sucesso de crítica. A faixa que carrega o mesmo nome do álbum vencedor, atualmente já é tocada em mais 45 cidades espalhadas pelo mundo, em rádios de Tóquio (JXFM), no Japão, Los Angeles (KMIX), Nova Iorque (WNYR) e Chicago, nos Estados Unidos e também no Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, aqui no Brasil, o que faz com que ele seja considerado uma aposta certa para o cenário brasileiro atual.
Fonte: Site Oficial


























Discografia

Manual de Festa do Rei do Traje Invisível (2017)
Meio blues, meio samba - ao vivo em Curitiba (2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário