segunda-feira, 14 de outubro de 2013

11-10-2013 O DIA EM QUE EU VI O BLACK SABBATH


A minha história com Black Sabbath teve inicio em 1991 depois do lançamento do disco solo de Ozzy Osbourne, No More Tears. Era o incio da MTV no Brasil e o clipe desta música habitou em minha mente por um bom tempo. Pensei na época: quem é este cara? que voz estranhamente peculiar e que som sombrio e pesado é este? minhas bandas preferidas até então eram Guns and Roses e Faith No More, a segunda é até mais próxima, bom, imediatamente corri atrás da única loja de discos do meu bairro na época e perguntei para o lojista se ele tinha algum disco de Ozzy ou até o próprio No More Tears, o lojista disse que não mas, que tinha um disco da primeira banda onde Ozzy cantou, e então ele foi na fileira de discos com a letra "B" e sacou Vol.4, o quarto álbum de estúdio do Black Sabbath. A capa já chamou a atenção, aquela figura cabeluda com as mãos erguidas fazendo o sinal da paz alaranjado, o fundo era preto e o nome da banda nas bordas em branco:





















E então a magia surgiu, solicitei ao lojista que gostaria de ouvir o álbum e então ele o pôs na vitrola que ficava ao fundo da loja e me deu os fones, na primeira introdução da primeira música do lado A do disco Weels of Confusion / The Straightener já fiquei arrepiado e uma euforia surgiu, nunca em minha vida toda até aquele momento eu tinha ouvido algo tão pesado, obscuro, melodioso e divinamente cativante.
















Ouvi o disco inúmeras vezes seguidas e até hoje é o meu álbum preferido. Em 1992 o Sabbath veio com a formação com Dio nos vocais e uma série de revistas e especiais em programas de rádio e TV começaram a surgir, comprei todo material gráfico possível e gravei os programas de rádio em fitas K7, em 1993 ainda no ginásio eu comecei a trabalhar como auxiliar de borracheiro e ganhava uns trocados por semana, juntava e no fim de cada mês eu ia a Galeria do Rock comprar meus discos de rock e foi assim que eu comecei a colecionar os álbuns do Sabbath, em 1996 completaria a coleção da fase com Ozzy.




















Em 1994 minha namorada da época no dia do meu aniversário me deu uma página de jornal inteiro contendo a matéria sobre a segunda vinda do Sabbath, agora com Tony Martin nos vocais e Bill Ward retornando depois de muito tempo na bateria, para o Monsters Of Rock, e então de lá para cá comecei a sonhar em um dia ver um show com a formação original do Sabbath com Ozzy.


Meu grande amigo desta época o Romeu, quer dizer amigo até hoje, compartilhava do mesmo desejo de ver os pais do metal ao vivo e sempre conversávamos sobre o assunto.

Em 1997 eu fui ao show do Deep Purple na antiga casa de shows Olympia, na fila um cara de um fã clube do Sabbath passou dando fanzines informando que a formação original do Sabbath iria se reunir novamente e em 1998 ocorreu a reunião.

Eles gravaram material ao vivo fizeram shows esporadicamente em festivais nos E.U.A e na Europa mas não vieram para cá, em meados de 2005 se separaram novamente e voltaram a tocar com DioA formação com Dio agora com o nome de Heaven & Hell tocaram no Brasil em 2009 e infelizmente não pude ver, aí Dio em 2010 faleceu, fiquei chateado por não ter visto o baixinho ao vivo.

Em 11/11/11 é anunciada a tão esperada reunião novamente e com a novidade da gravação de um álbum de estúdio depois de 35 anos do último álbum Never Say Die.
















Infelizmente por motivos contratuais o baterista Bill Ward desiste de gravar e de sair em turnê com a banda, na minha empolgação foi um balde de água fria na cabeça porém, o restante da banda decide em seguir sem ele e chamam o grande baterista da banda de Ozzy, Tommy Clufetos e para gravar o álbum o produtor Rick Rubin, que chamou o baterista do Rage Against the Machine, Brad Wilk que fez um ótimo trabalho por sinal.

Tony Iommi diagnosticado com câncer em tratamento grava o álbum e em 2012 é anunciada a turnê aqui na America do Sul.

Os primeiros lotes de ingressos saíram em maio deste ano e se esgotaram rapidamente, os valores como sempre no Brasil exorbitantes, me deixaram frustrado, e tanto eu como o meu amigo Romeu. não conseguimos comprar ingressos a tempo e o meu sonho até então pareceu ir por água abaixo. Já no fim de setembro a Radio Kiss FM lançou promoções semanais em forma de Quiz nas redes sociais e em um destes eu respondi e ganhei um par de ingressos para o show do Sabbath. Foi como se os céus me presenteasse pelos longos anos de dedicação à banda. 2013 para mim, vai ser sempre lembrado como o ano do Black Sabbath. Chamei meu amigo Romeu e em 11/10/2013 eu vi o melhor show de rock da minha vida. 



Eu na direita e meu amigo Romeu no show:



















O ingresso





























Vídeo que meu amigo Romeu gravou no show  

Como já houveram várias resenhas e boas resenhas sobre o show, a única coisa que restou dizer em minha opinião foi: O Black Sabbath deram aula de competência e pontualidade, quem já foi a um show do Guns and roses por exemplo, sabe do que estou falando, foram 16 músicas super bem tocadas, ver Iommi e ouvir seus riffs e solos, o baixo de Geezer e o eterno carisma de Ozzy foram impagáveis, o som estava ótimo pelo menos para mim que estava próximo de algumas torres de som. A abertura do Megadeath foi o melhor aperitivo para um grande show como este, tirando uns comentários idiotas de pseudos fãs a platéia de aproximadamente 70.000 deram um show a parte. 

O repertório recheado de grandes músicas de praticamente quase todos os álbuns me deixou em êxtase total, não houve pirotecnia e nem fogos de artificio e sim música boa tocada por mestres uma atrás da outra, como um bom show de rock deve ser. 

Galeria de fotos do show:















Nenhum comentário:

Postar um comentário