quinta-feira, 3 de março de 2011

EM UM MOMENTO

Em um momento
Fixo os olhos
Uma miragem
Algo que se confunde
E transforma a paisagem.
Era uma bela alma
Se entrelaçava entre as árvores
Que deslumbrantes balançavam
E dançavam abraçadas com o vento.
Em um momento...


2011

Vivo,
me desdobro,
busco sempre um equilibrio,
as vezes caio,
levanto,
tento o equilibrio novamente,
me destraio,
perco o trem,
perco a paz,
ouço música,
me acalmo,
trabalho,
me complico,
me revolto,
me calo,
falo,
entro,
saio,
penso,
me divirto,
gasto,
compro,
pago,
fico duro,
ganho,
sofro,
curto,
desabafo,
durmo,
vivo.


05/2011

quarta-feira, 2 de março de 2011

CINEMA ARGENTINO (DICA DE CINEMA)


Minha história com filmes argentinos começou ano passado. Por meio de minha namorada que é fã de cinema argentino assisti Os segredos de seus olhos de Juan José Campanella:

Sinopse
Benjamin Esposito (Ricardo Darín) se aposentou recentemente do cargo de oficial de justiça de um tribunal penal.

Com bastante tempo livre, ele agora se dedica a escrever um livro. Benjamin usa sua experiência para contar uma história trágica, a qual foi testemunha em 1974.

Na época o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e consequente assassinato de uma bela jovem. É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales (Pablo Rago),  marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado.

Para tanto ele conta com a ajuda de Pablo Sandoval (Guillermo Francella), seu grande amigo, e com Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta.

Este sem duvida foi um dos melhores filmes que eu já vi, não é à toa que ele ganhou um Oscar de melhor filme estrangeiro de 2010, um filme policial de tirar o fôlego e uma interpretação impar.

Mas como estamos no clima de denuncia, aqui no Brasil com Tropa de Elite dois; outro filme que eu vi também do ano de 2010 e também argentino foi o Abutres (Carancho) do diretor Pablo Trapero:

Sinopse
Na Argentina, mais de 8.000 pessoas morrem em acidentes de trânsito a cada ano.
Atrás de cada uma dessas tragédias existe uma máfia por prêmios de seguros e suas brechas legais. Sosa (Ricardo Darín) é um advogado que vive em hospitais públicos . Luján (Martina Gusman) é uma jovem médica recém chegada do interior. Uma história de amor começa quando Luján está tentando salvar a vida de um homem que Sosa considera ser um cliente em potencial.
Ambos com a atuação de Ricardo Darín, agora também fã deste incrível ator eu recomendo estes dois filmes de los-hermanos argentinos que sem dúvida nenhuma possuem uma produção cinematográfica de dar inveja.



TROPA DE ELITE 2 (DICA DE CINEMA)

Assisti ao filme Tropa de Elite dois e já posso adiantar que para mim este foi o melhor filme produzido no Brasil nos últimos tempos, diferente do primeiro o qual assisti na casa de um tio e claro era um DVD pirata, a continuação do primeiro Tropa de Elite tem um roteiro coeso, uma história dinâmica e é claro reflete por forma de denuncia o quanto nosso sistema é corrupto e o quanto o jogo de poder entre policia, bandidos e políticos influenciam na atual situação de nosso país. Confesso que uma das cenas que mais gostei foi a do Capitão Nascimento enfurecido após um atentado que levou o seu filho a beira da morte criar uma emboscada a um Deputado corrupto e o encher de pancada, me disseram que a cena gerou aplausos nas salas de cinema. Este é o sentimento que os políticos Brasileiros nos passam sempre que seus nomes são mencionados em escândalos.
Como no primeiro filme as cenas de violência impressionam, mas diferente
do primeiro que o foco era o tráfico de drogas atribuindo a culpa pela expansão do tráfico e a violência urbana aos usuários de drogas, gerando grande polemica com cenas de tortura e as vezes cenas gratuitas de violência, Tropa de Elite 2 é mais maduro e faz jus ao titulo de que agora o inimigo é outro, referindo-se ao Sistema Brasileiro.