quarta-feira, 24 de novembro de 2010

IT MIGHT GET LOUD - A TODO VOLUME (DICA DE CINEMA)

It Might Get Loud é um documentário que junta três guitarristas e figuras ilustres do Rock para falar sobre suas carreiras e principalmente sobre o instrumento o qual se dedicaram a vida toda.
Seu titulo em português ficou como A Todo Volume e mostra o retrato de três mestres da guitarra de diferentes gerações que se encontram pela primeira vez para compartilhar suas histórias. Eles contam como desenvolveram o som e o estilo de tocar os instrumentos favoritos, os motivos que os levam a compor e mostram algumas músicas, até compõem uma exclusiva onde tocam juntos no final do filme.

It Might Get Loud (no Brasil, A Todo Volume) é dirigido por Davis Guggenheim, que mostra o profundo envolvimento de três emblemáticos músicos de diferentes gerações e estilos com a guitarra. Jack White (The White Stripes), The Racounters, Dead Weather), Jimmy Page (Led Zeppelin) e The Edge (U2) falam do início de suas carreiras, influências musicais e equipamentos, além de tocarem sucessos de seus respectivos trabalhos. Inusitadas imagens de arquivo, como as que mostram o então ainda adolescente James Patrick Page tocando na TV britânica, enriquecem o documentário, tornando-o um prato cheio para admiradores de rock, e em especial, de guitarra. 
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Eu toco guitarra e sou um grande fã de guitarristas que criaram estilos e compuseram boa parte dos grandes rifes da história do Rock.
Fiquei impressionado com a entrega de Jack White em busca de uma sonoridade que soasse rústico e ao mesmo tempo tivesse uma linguagem contemporânea; ver The Edge demonstrando todo seu aparato sonoro e suas criações simples que molduraram o som do U2 e é claro a magia do mestre Page contando sua história e interagindo com os outros dois, The Edge em um momento do filme faz perguntas a Jimmy Page com uma curiosidade clara de um fã.
Só tenho a dizer que está dica é para fãs de boa música, e para aqueles que acham que não é possível juntar músicos de estilos diferentes sendo que no Rock a palavra que vale é, liberdade, seja de expressão ou apenas de formas diferentes de tocar um mesmo instrumento. Um belo documentário e muito bem dirigido e é claro eu recomendo.


Um comentário:

  1. Caraca Brother.... deve ser animal mesmo... to baixando já pra assistir!!! Iae tah tudo bem por ae? Saudades...

    ResponderExcluir