sexta-feira, 14 de agosto de 2015

POR TRÁS DA MÁSCARA - DO PASSE LIVRE AOS BLACK BLOCS (DICA DE LIVRO)


O analista político, tradutor e palestrante Flavio Morgenstern analisou o movimento em tempo real em artigos na internet, mas agora aprofunda a análise no livro Por trás da máscara – do passe livre aos black blocs, as manifestações que tomaram as ruas do Brasil (Ed. Record). 

Morgenstern desmascara as “jornadas de junho”, desnudando com muito bom humor não apenas os eventos em si, mas o espírito da insurreição, o cenário, os interesses, o noticiário e, principalmente, as técnicas de utilização dos movimentos de massas para fins políticos no Brasil e no resto do mundo.

Citando farta bibliografia a respeito e comparando as versões de cada país e época, ele escreve:

“Talvez não seja o caso de se perguntar o que há de tão original em movimentos de massa, e sim como pessoas tão pouco interessadas em política de repente se uniram a discursos exigindo mais serviços estatais com o auxílio de memes e linguagem típica da internet.”

“Toda a grande novidade resume-se a elas [as manifestações] terem sido organizadas por redes sociais digitais, antes inexistentes. O restante da quizomba permanece idêntico: agitação de massas promovida por sindicatos e movimentos revolucionários, apenas mascarando seu desejo de estatização através de nomes mais apreciáveis ao grande público do século XXI, como ‘Passe Livre’ ou ‘Occupy’.”

Para entender as forças em jogo no ambiente político-cultural brasileiro e nunca mais se deixar levar por propagandas genéricas, faça a sua parte também: leia Por trás da máscara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário